quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

4 passos para proteger o sistema de injeção do calor: veja dicas

Cuidados básicos são essenciais para garantir o bom funcionamento do motor durante o verão

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O verão de 2024 está com temperaturas altas o que exige mais do sistema de injeção e de arrefecimento do veículo. Mas com apenas quatro passos é possível proteger o propulsor dos dias mais quentes e dos efeitos do calor sobre o conjunto mecânico.

Segundo Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra, detentora das marcas NGK e NTK, os veículos modernos contam com tecnologias para “defender” o conjunto motriz em várias situações. Mesmo assim é preciso ter atenção com o sistema de injeção e, também, de arrefecimento. “Os automóveis modernos possuem várias tecnologias feitas para preservar o desempenho do motor em diversas situações, como em dias de calor intenso, porém muitas delas não são amplamente divulgadas devido à sua natureza técnica. Entretanto, mesmo com recursos de proteção, é preciso ter atenção quanto a qualquer irregularidade no funcionamento do motor e, em caso de dúvidas, buscar a orientação de um especialista”, disse.

4 passos para proteger o sistema de injeção do calor: veja dicas
Foto: Niterra/Divulgação

1 – Verificação do sistema de injeção: o primeiro passo é fazer a verificação do sistema de injeção, pois o clima quente influencia diretamente nos componentes desse sistema. Por exemplo, o sensor MAP com sensor de temperatura do ar acoplado desempenha a função essencial para o veículo, uma vez que esse componente é responsável por monitorar a temperatura do ar que adentra o motor, assegurando um funcionamento eficiente e evitando danos ao conjunto motriz.

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2 – Faça a checagem do sistema de arrefecimento: a segunda ação a ser tomada é ficar atento ao bom funcionamento do sistema de arrefecimento do propulsor, verificando o nível do fluído, possíveis vazamentos e componentes como a válvula termostática, eletroventilador, bomba d’água e sensor de temperatura CTS. Caso tenha algum problema é necessário consultar um mecânico de confiança para diagnóstico e reparo do sistema.

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3 – Foco na manutenção geral: o terceiro passo é manter a manutenção geral do veículo em dia. Por isso, é fundamental ficar atento ao aumento no nível de temperatura indicado no painel, acendimento da luz de temperatura ou luz de injeção e ruídos anormais no motor são sinais de alerta. Sempre faça o reparo com um mecânico de confiança.

4 – Proteção contra temperatura extrema: por fim, o último passo é evitar deixar o veículo exposto ao sol, uma vez se que pode esquentar o interior, que se tiver com desodorantes em spray, aerossóis, isqueiros e baterias de celular podem causar danos ao veículo e, também, para os passageiros. Isso nem sempre é possível em função da disponibilidade de vagas ou da residência, mas sempre que possível manter o carro longe do sol é uma atitude prudente para preserva-lo.

Em relação aos sensores CTS e MAP, são componentes fundamentais para gerenciar a temperatura do motor. “Ambos os componentes têm a responsabilidade de comunicar ao sistema de gerenciamento do motor a temperatura do fluido de arrefecimento, o que resulta na ativação do eletroventilador do radiador e na execução de ajustes na injeção, especialmente no ponto de ignição”, explica Mori. “Essas ações são fundamentais para prevenir danos ao motor”.

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