Motociclista deve ter atenção com bateria, freios, óleo do motor, pneus, fluido de arrefecimento e suspensão
As férias de verão já começaram e, por isso, é importante manter a motocicleta em dia especialmente antes de pegar a estrada. Deste modo, o motociclista deve ficar atento com a bateria, freios, óleo do motor, pneus, fluido de arrefecimento e suspensão. Segundo a Motul, com apenas seis cuidados é possível viajar sem dor de cabeça.
1 – Cuidado com a bateria: quando o motociclista dá atenção para a bateria pode ficar tranquilo com o uso da motocicleta especialmente as que não são usadas diariamente. Para que isso não aconteça é fundamental ligar a motocicleta por alguns minutos caso não tenha um carregador externo disponível. Outra atenção é com a rapidez da partida. Uma partida lenta ou luz acesa no painel indica que a bateria não tem carga suficiente.
2 – Verifique os freios: a verificação do desgaste das pastilhas é possível ser feito visualmente, assim como é fácil visualizar o nível e as condições do fluido de freio, uma vez que se os fluidos estiverem com vazamentos podem comprometer a pressão do sistema, prejudicando a frenagem. Muitas motocicletas trazem a verificação do nível do fluído em um visor junto ao guidão. Isso facilita o diagnóstico, mas muitos motociclistas não verificam.
3 – Calibrar os pneus: a calibragem é fundamental para manter os pneus em dia, pois ao seguir o indicado pela montadora deixará os pneus com desgaste mais no centro. Por sua vez, a calibragem mais baixa pode fazer com que o pneu se desgaste mais nas bordas, o que não contribui para a segurança da moto. Portanto, é necessário ficar atento às marcações de desgaste e substituir os pneus caso os sulcos estiverem muito baixos. Se a moto não é usada frequentemente a atenção tem que ser ainda maior pois pneu ressecado pode provocar acidentes.
4 – Óleo do motor: o lubrificante fundamental para manter o bom funcionamento do motor, o óleo deve ser trocado no intervalo recomendado pela marca, mesmo se a motocicleta não for usada por um período mais longo. Além disso, no momento da medição do óleo a moto deve estar na vertical e aquecida, sempre utilizando um cavalete central ou de balança. Também é necessário trocar o filtro do óleo para contribuir na durabilidade e eficiência da moto.
5 – Fluido de arrefecimento: assim como o lubrificante do motor, o fluido de arrefecimento tem um prazo para troca, que deve ser substituído a cada dois ou três anos, segundo a recomendação da montadora, mesmo se a motocicleta estiver parada. Muitas motos especialmente as de baixa cilindrada não tem radiador com fluído, mas sim de óleo que nesse caso dispensa verificação.
6 – Foco na suspensão: responsável por conferir a aderência da motocicleta, é importante checar a suspensão antes de viajar especialmente nas bengalas, amortecedores e molas. Vale lembrar que após 30 mil quilômetros é necessário fazer a troca do fluido de suspensão. Já em caso de vazamentos nos retentores é preciso fazer a troca imediata do retentor e do fluido para evitar contaminação no sistema de freios.
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