segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Tracker e Montana 2025 ganham injeção direta e recalibração: veja o que muda

SUV e picape ficam mais econômicos e com até 8cv extras com recalibração

A Chevrolet divulgou a estreia da linha 2025 do SUV Tracker e da picape Montana com mudanças na motorização que passa a adotar sistema de injeção direta de combustível. Para se adequar ao Proconve L8 os motores 1.0 e 1.2 Ecotec ganham atualizações na motorização mas mantém preços. Mantendo o mesmo motor Ecotec/CSS Prime tricilíndrico turbo nos dois casos, o sistema de injeção direta de combustível acrescenta potência e reduz o consumo além de se adequar às normas mais exigentes de emissões. Tecnicamente o motor continua com as mesmas soluções como a correia banhada em óleo, a transmissão automática de seis marchas Aisin ou 6 de marchas manual no caso da Montana.

Novos números de desempenho

A mudança está na motorização que passa a contar com sistema de injeção direta de combustível atualizações de software que levam o 1.0 turbo flex de 3 cilindros de 116 cv a 121 cv (5 cv a mais) e 18,9 kgfm de torque no SUV Tracker. Já o 1.2 turbo flex de 3 cilindros usado na Montana e versões mais equipadas do Tracker sobe de 133cv para 141 cavalos e 22,9 kgfm, um ganho de 8cv. De acordo com a General Motors, a aceleração do Tracker fica 1,4s mais rápida (de 11,8 para 10,9s no 0-100km/h) e há um ganho significativo de economia de combustível.

“O segmento de SUVs e picapes atrai cada vez mais consumidores, inclusive pela evolução da performance desses tipos de veículo. Em função do trabalho que fizemos para a injeção de combustível e rendimento, o salto do motor 1.2T é maior, beneficiando tanto o Tracker quanto a Montana”, explica Rafael Fernández, engenheiro-chefe de Powertrain da GM.

Consumo até 9% melhor

Segundo a GM o consumo do Tracker 1.0 com gasolina passa de 11,2 para 11,6km/l (ganho de 3,6%) na cidade e até 13,7km/l na estrada. Com o motor 1.2 o consumo passa de 10,4 para 11,2km/l na cidade e 13,2 para 14,1km/l na estrada. Com etanol o Tracker 1.0 com etanol passa de 7,8km/l para 8km/l na cidade e de 9,6 para 9,8km/l na estrada. No motor 1.2 abastecido com etanol a média passa de 7,2 para 7,7km/l na cidade, um ganho de 7% e de 9,2 para 10km/l na estrada, um ganho de 9% no consumo.

No caso da Montana que é somente equipada com motor 1.2 turbo o consumo passa de 8,3 para 8,4km/l com etanol na cidade e 9,6 para 9,7km/l na estrada considerando a versão manual. A automática consome 2,5% a mais passando de 7,7 para 7,5km/l na cidade com etanol e na estrada passa de 9,3 para 9,7km/l, um ganho de 4,3%. Com gasolina na Montana o motor 1.2 turbo o consumo passa de 12 para 12,3% na cidade e 13,6 para 13,7km/l na estrada considerando a versão manual. A automática varia bem menos (0,8%) passando de 11,1 para 11km/l na cidade e passa de 13,3 para 13,5km/l na estrada. Em breve a revista O Mecânica irá trazer um Raio-X detalhado da nova versão dos motores da GM com uma análise mais precisa das novidades.

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