Ao completar 50 anos só no Brasil, a Valeo promoveu um evento para destacar a eletrificação. A marca está produzindo o iBSG, primeiro sistema Belt Starter Generator 12V/48V adaptado para motor flex fuel, fabricado no país, a base tecnológica dos veículos MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle), que estarão cada vez mais presentes no mercado nacional.
Em âmbito Global, a Valeo obteve no ano de 2023 o total de 1666 novos pedidos de patentes na França. Para a empresa a revolução automotiva deve ocorrer com base em três pilares, a eletrificação, nível de dirigibilidade autônoma e, principalmente os softwares que serão envolvidos para que todo o sistema funcione e converse entre si.
Autônomo
Em termos de produção, a Valeo informa que os veículos de produção em larga escala estão no nível 2 a 3 de automação. Sem contar os veículos de produção própria de nível 5 (totalmente autônomos) por conta de empresas privadas para usos e fins particulares, como a Google.
O veículo autônomo não tem a ideia principal de dirigir sozinho, sem intervenção humana, mas sim, reduzir ao máximo o número de acidentes que ocorrem no trânsito por falhas humanas.
Por meio do software que analisa os dados e situações informadas por meio dos componentes que formam o sistema ADAS, a capacidade de tomada de decisão rápida e assertiva é muito maior, com o uso de IA (inteligência artificial).
Software
Na parte de software, a ideia é que o carro tenha atualizações por parte do sistema, o que faz com que o carro não seja o mesmo de quando você comprou, devido as atualizações que podem ocorrer, chamado de SDV (software defined vehicle) como é chamado pela Valeo.
Para a Valeo, hoje, os carros possuem em torno de 50 a 150 ECUs. A ideia dos novos SDVs são a diminuição do números de ECUs, para uma única grande central controladora ou para poucas, a depender da montadora.
Eletrificação
A marca destaca que são considerados eletrificados não apenas os carros elétricos a bateria. No entanto, a Valeo lembra que também estão nesse âmbito os veículos híbridos de baixa tensão 12v/48v que serão cada vez mais vistos no país incluindo os de produção nacional. Dentre todos os componentes que compõem um veículo elétrico, para a Valeo o Inversor é o principal componente para que a eletrificação ocorra. A marca destacou no evento suas tecnologias para atender a essa demanda crescente.
Cenário brasileiro
A ideia é que o Brasil parta para um cenário de hibridização da frota, e não a eletrificação total, como em outros países no mundo. Por conta disso além de híbridos puros já feitos no Brasil há alguns anos, teremos dentro de pouco tempo mais carros da marcas Fiat, General Motors e Volkswagen com essa tecnologia em níveis diversos.
O iBSG, primeiro sistema Belt Starter Generator 12V/48V para motores flex fuel, fabricado no Brasil, é produzido pela Valeo em Itatiba, Campinas. O componente é a base tecnológica dos modelos MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle), conhecidos como híbridos leves. E está presente nos dois modelos recentemente apresentados pela Fiat, o Pulse Hybrid e o Fastback Hybrid.
Na prática, o sistema iBSG recupera a energia elétrica durante os momentos de desaceleração e frenagem do veículo e a reserva em baterias. Essa energia acumulada volta convertida em mecânica por meio do iBSG e atua auxiliando o motor a combustão durante as acelerações, além de possibilitar o seu desligamento quando o carro está parado no trânsito, circulando a baixas velocidades ou em velocidade constante.
Com a conversão da energia e seu reaproveitamento, o sistema contribui para economia de combustível, redução de emissões, aumento da autonomia e melhora o desempenho do carro.
O sistema iBSG permite que a partida do motor ocorra de forma imediata, silenciosa e sem vibrações, comparado a outros sistemas de partida padrão. O benefício é possível por causa da ligação do sistema ao virabrequim do motor a combustão, que é via correia.
Mercado de reposição
A Valeo Service, unidade que cuida do mercado de aftermarket da Valeo, esta baseada na estratégia STEPS, que é composta por quatro iniciativas estratégicas:
1- Smart: programa clube especialista, nos quais os mecânicos podem escanear peças, utilização de suporte técnico em tempo real a distância, auxiliando na manutenção, instalação de componentes e dúvidas dos profissionais.
Além do clube especialista, a plataforma de treinamento, Direct Training, oferece capacitação aos profissionais que desejam atualização e com acesso totalmente on-line.
2- Trusted: visa oferecer produtos confiáveis, como sistemas de transmissão, sistemas térmicos, sistemas elétricos, alternadores híbridos, palhetas de para-brisa, sistemas de iluminação, assim como linhas para os veículos pesados.
3-Sustainable: maneira de produção totalmente sustentável dos produtos, assim como a redução de caminhões para transporte de peças a serem analisadas, com auxílio do pilar Smart, para verificação do componente via remota.
4- Premium Experience: programa de experiência do cliente, a fim de entender as necessidades dos clientes, distribuidores e oficinas mecânicas.
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