Motores que ainda eram produzidos equipavam a linha L200 que saiu de linha com a chegada de uma nova geração
A HPE, marca que representa a Mitsubishi e Suzuki no Brasil, confirmou que irá mesmo fechar a fábrica de motores em Catalão/GO. A razão é que o motor 2.4 turbodiesel que equipava a L200 Triton será descontinuado em janeiro já que não atende mais as normas de emissões do Proconve. Os motores da nova geração da rebatizada Triton serão importados.
A fábrica de motores deve funcionar até 31 de dezembro e depois será encerrada. A informação foi publicada inicialmente pelo site Autos Segredos que reproduziu também uma nota de resposta da HPE sobre o encerramento a linha de motores. “Todos os trabalhadores desse departamento estão sendo realocados internamente para outras áreas”, afirma nota. A revista O Mecânico questionou a HPE quantos funcionários atuam na unidade de motores e mais detalhes dessa estratégia mas não obteve resposta. O espaço fica aberto para manifestação oficial.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão, Goiás (SIMECAT) vem negociando com a empresa a estabilidade da mão de obra empregada na linha de propulsores e inicialmente cogitava-se uma interrupção temporária na linha o que não aconteceu.
A unidade de motores da HPE funciona há 11 anos quando a marca nacionalizou a produção do ASX e desde então novidades foram incorporadas como a produção do motor 2.4 turbodiesel (4N15) usado por vários anos e agora foi substituído pelo 4N16 que é um biturbo diesel mais potente e mais eficiente.
A HPE enviou uma nota de resposta à revista O Mecânico
A HPE não mais irá montar motores no país neste momento. Nenhum posto de trabalho será afetado por conta disso. Todos os trabalhadores desse departamento estão sendo realocados internamente para outras áreas.
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