terça-feira, 20 de maio de 2025

Como analisar os sinais das sondas lambda – Motor 1.0 Firefly

Funcionamento do motor pode ser afetado devido a defeitos nesses componentes

No motor, a sonda lambda pré-catalisador fornece informações para a ECU ajustar a quantidade de ar e combustível, enquanto a sonda pós-catalisador informa a eficiência do catalisador. Dessa maneira, ambas são fundamentais para o bom funcionamento do motor. Pensando nisso, a revista O Mecânico exibe os sinais corretos desses componentes para o propulsor 1.0 Firefly, para auxiliar no diagnóstico.

O motor 1.0 Firefly é aspirado e tem três cilindros, atualmente equipando veículos como Fiat Argo, Citroën C3, Peugeot 208 e outros modelos do grupo Stellantis. Em sua configuração atual, ele entrega 75 cv de potência máxima e 10,7 kgfm de torque máximo.

Para realizar o diagnóstico da sonda pré-catalisador, basta comparar os sinais emitidos pelo veículo testado com os valores de referência, nas condições de marcha lenta e de 3000 rpm, conforme imagem abaixo. Já para a sonda pós-catalisador, é preciso verificar se o formato da onda é parecido com a imagem de referência.

Sonda pré-catalisador

 

Sonda pós-catalisador

Por fim, o mecânico deve fazer o diagnóstico e realizar a substituição das sondas lambda quando necessário, visto que o comportamento do motor pode ser afetado com aumento de consumo, carbonização da câmara e diminuição da potência.

 

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