Diagnóstico é importante para identificar a origem dos defeitos
A bateria e o alternador são dois componentes essenciais do sistema elétrico do veículo. Quando eles apresentam problemas, alguns sintomas podem ser parecidos, de forma que é fundamental realizar um diagnóstico aprofundado. Pensando nisso, a revista O Mecânico mostra dicas de como diferenciar os defeitos entre esses dois componentes.
A bateria é responsável por armazenar a energia que será fornecida para dar partida no motor e alimentar os sistemas elétricos do veículo. Com o passar do tempo, ela vai perdendo sua capacidade de retenção de carga, até que não consiga alimentar o conjunto. Os principais sinais de falhas na bateria incluem dificuldade para dar partida, luzes fracas em carros com faróis halógenos e acessórios que não funcionam corretamente com o motor desligado, como o motor elétrico dos vidros ou o teto solar.
Já o alternador tem a função de gerar energia elétrica enquanto o motor está em funcionamento, recarregando a bateria. Quando o alternador apresenta falhas, um dos principais indícios é a luz da bateria acesa no painel mesmo com o carro em movimento. Além disso, oscilações na intensidade dos faróis halógenos, falhas em sistemas elétricos com o motor ligado e até desligamento do motor em marcha lenta são sinais que indicam problemas no alternador.
Uma das formas práticas de diferenciar os problemas é realizar um teste com o motor ligado. Se o veículo dá a partida normalmente, mas logo começa a apresentar falhas elétricas com o motor em funcionamento, o alternador pode estar com defeito. Já se o carro não liga ou exige várias tentativas até dar a partida, o mais provável é que o problema esteja na bateria. Uma forma de analisar a bateria é medir sua tensão com um multímetro, que normalmente apresenta valores entre 12,4V e 12,7V com o motor desligado, e entre 13,8V e 14,5V com o motor ligado.
Outra dica é verificar o estado da correia de acessórios do motor, visto que o alternador depende dela para funcionar, e seu desgaste ou rompimento pode impedir um funcionamento adequado do componente. O recomendado é inspecionar visualmente o estado das correias, além de se atentar quanto a ruídos incomuns provenientes dela.
Dessa forma, é importante que o mecânico realize o diagnóstico dos componentes quando existirem dúvidas quanto à qual peça apresenta problemas no sistema elétrico do veículo, para evitar a substituição desnecessária da bateria ou do alternador.
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