Motor 1.3 com turbocompressor equipa diversos modelos do grupo Stellantis
Defeitos nas bobinas de ignição podem causar sintomas como perda de potência e falhas no funcionamento do motor. Pensando nisso, a revista O Mecânico mostra como diagnosticar esse componente, para ajudar a identificar problemas relacionados ao sistema de ignição do motor 1.3 T270.
Após atualização para o PL8, esse motor agora entrega 176 cv de potência com gasolina ou etanol, e torque de 27,5 kgfm em ambos os combustíveis. Ele equipa diversos veículos do grupo Stellantis, como Jeep Renegade, Fiat Pulse Abarth, Jeep Compass, Fiat Toro, entre outros. Os valores apresentados são válidos para os veículos equipados com esse motor.
Para iniciar o diagnóstico das bobinas, o primeiro passo é fazer uma inspeção visual, procurando por danos nos conectores, chicotes, fios e no corpo do componente. Depois, com multímetro, verifique o valor de tensão do pino 1, que deve ser aproximadamente 14 V em marcha lenta, e a resistência entre os pinos 1 e 3, que deve ser de 0,5 Ω com variação de 0,2 para mais ou menos, na condição de 30° C, conforme imagem abaixo.
Outro passo importante é verificar o sinal de ativação de cada bobina de ignição com osciloscópio, comparando os valores obtidos no veículo em teste com os valores padrões, conforme as situações abaixo.
Por fim, é importante que o mecânico analise corretamente as bobinas de ignição, evitando trocas desnecessárias e economizando tempo nas manutenções.
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