sexta-feira, 23 de maio de 2025

Scania desenvolve caminhão elétrico com extensor de alcance 

Feito para a DHL, o caminhão EREV teve emissão de CO₂ cerca de 90% menor em relação a um veículo a diesel 

A Scania desenvolveu, para a empresa de logística DHL, um caminhão elétrico com gerador auxiliar a diesel (EREV – Extended Range Electric Vehicle), que foi apresentado no Fórum Internacional de Transporte, em Leipzig, na Alemanha. O veículo, testado pela DHL no trecho entre Berlim e Hamburgo, operou mais de 90% do tempo em modo elétrico. 

A vantagem dos veículos EREV está na presença de um gerador que entra em funcionamento apenas quando a carga da bateria fica perto do fim, ajudando na autonomia e diminuindo mais de 90% nas emissões de CO₂ em relação a um caminhão diesel convencional. 

O caminhão EREV desenvolvido pela Scania possui um motor elétrico de 313 cv (com pico de 401 cv), uma bateria de 416 kWh e um motor-gerador de 163 cv movido a diesel. Segundo a empresa. a próxima geração do modelo contará com uma bateria maior de 520 kWh. Nesse sistema, o motor diesel não traciona as rodas, permitindo uma operação sempre na faixa ideal de rotação para menor consumo e emissões. 

Nos testes realizados, o caminhão EREV percorria cerca de 250 km por dia, com a maioria do tempo tracionado pelo motor elétrico. Apenas quando havia temperaturas baixas, que diminuem a autonomia, ou indisponibilidade de pontos de recarga, o gerador era ativado, permitindo a continuidade da operação e representando uma vantagem em relação a um modelo 100% elétrico

De acordo com a Scania, os testes realizados foram promissores e a empresa pretende investir mais nessa categoria de veículo, de acordo com as normas regulatórias cada vez mais restritas de emissões de poluentes. 

 

The post Scania desenvolve caminhão elétrico com extensor de alcance  appeared first on Revista O Mecânico.


Scania desenvolve caminhão elétrico com extensor de alcance  Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário