Peça defeituosa pode causar desgaste precoce dos demais componentes do motor
A bomba de óleo é responsável por circular o lubrificante por todo o motor. Quando ela apresenta falhas, pode ocorrer o desgaste prematuro de componentes e até o travamento do propulsor. Dessa forma, a revista O Mecânico exibe os sinais de defeitos e como diagnosticar esse componente fundamental do sistema de lubrificação.
Um dos primeiros sinais de problemas na bomba é a queda na pressão do óleo, que normalmente é acompanhada pela luz indicadora de pressão do lubrificante no painel do veículo. Nesse caso, é importante avaliar também o sensor de pressão, que pode ocasionar a mesma luz de advertência.
Outro sinal possível é aumento da temperatura do motor para acima do normal, que pode ser ocasionado pela lubrificação insuficiente que aumenta o atrito entre as peças. Embora esse sinal possa ter outras causas, como falhas no sistema de arrefecimento, ele pode indicar problemas na bomba de óleo.
Também, ruídos metálicos como batidas secas, principalmente em partidas a frio, podem ser sinal de que o óleo não está chegando adequadamente aos tuchos hidráulicos, mancais e comando de válvulas, que pode sinalizar que a bomba de óleo está com vazão insuficiente, por exemplo.
Para iniciar o diagnóstico, deve ser feita uma verificação visual do óleo lubrificante, que caso apresente excesso de partículas metálicas pode indicar desgaste por lubrificação insuficiente. Nesse caso, além de problemas na própria bomba, é recomendado a remoção do cárter para inspecionar o pescador, que pode estar obstruído.
Já na remoção bomba de óleo, é indicado verificar o seu rotor, folgas internas, válvula de alívio e desgaste do corpo, visto que folgas acima do tolerado reduzem a eficiência da bomba e diminuem a pressão e vazão do lubrificante. Nessa situação, o mais adequado é substituir a bomba por completo, para garantir a durabilidade do motor após a manutenção.
Por fim, alguns fatores diminuem a vida útil da bomba de óleo, como uso de óleo fora da especificação correta, falta de troca do lubrificante no intervalo adequado e superaquecimentos constantes do motor, que causam a perda da especificação do lubrificante. Também, para assegurar uma manutenção adequada, o mecânico deve seguir os procedimentos recomendados pela fabricante e usar peças de qualidade na hora das intervenções.
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