quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Confira o gabarito oficial do Enem 2018

Com aplicação de provas nos dias 4 e 11 de novembro, dois domingos seguidos, o Enem 2018 totaliza 180 questões objetivas e uma redação.

São quatro modelos diferentes, todos com as mesmas questões, só que embaralhadas. O objetivo de ter quatro modelos de prova é evitar que o pessoal “cole” as respostas do vizinho. Se você está morrendo de curiosidade para conferir o gabarito oficial do Enem 2018, fique aqui com a gente. Vamos explicar como funciona, quando sai e como acessar!

Quando sai o gabarito oficial do Enem 2018?

De acordo com informações divulgadas pela organização do exame, o gabarito oficial do Enem 2018 só vai ser divulgado no dia 14 de novembro, na página do participante do Enem. Ou seja: 10 dias após a primeira prova e três dias após a segunda.

Nesta hora você deve estar se perguntando como vai segurar a ansiedade até lá!

Pode soltar um suspiro de alívio porque a gente vai ajudar a diminuir essa agonia.

No mesmo dia de cada prova, 4 e 11 de novembro, vamos publicar aqui mesmo a correção extraoficial, elaborada por professores especializados. Não é o gabarito oficial ainda, mas chega muito perto!

Como conferir o gabarito oficial do Enem 2018?

Para garantir que você vai poder conferir o gabarito oficial do Enem 2018 você precisa anotar suas respostas. Parece uma dica óbvia, mas na correria da prova muita gente deixa passar batido esse detalhe.

Primeiro, dê uma olhada no caderno de prova e veja se todas as questões estão respondidas. Depois, marque suas respostas no cartão com toda atenção do mundo, para garantir que vai entregá-la ao fiscal de sala a tempo.

A organização do Enem permite sair com o caderno de prova, mas tem um horário específico para isso. Respeite as instruções do fiscal.

Para conferir se as suas respostas batem com o gabarito oficial e ver quantas acertou, é importante ficar de olho na cor do caderno de prova que você trouxe para casa. São quatro, e em cada um deles a ordem das respostas é diferente. Procure o gabarito oficial da mesma cor de seu caderno de prova, que pode ser diferente dependendo do dia.

Dá para saber quantos pontos vou fazer no Enem 2018 pelo gabarito oficial?

Não. Conferir o gabarito oficial serve para você saber quantas e quais questões acertou, não para saber a pontuação.

Como isso é possível?

A gente explica. A contagem de pontos do Enem segue um cálculo bem mais sofisticado do que a simples somatória de acertos. Trata-se da Teoria de Resposta ao Item (TRI), um sistema que leva em consideração fatores como o grau de dificuldade de cada questão e a coerência do participante.

Essa questão da coerência é super importante. Basicamente, o sistema entende que se um participante acerta as questões de média dificuldade, deve também acertar as mais fáceis. Quando as respostas não são coerentes, com acertos nas questões de maior dificuldade e erro nas mais fáceis, a TRI dá uma pontuação menor, pois entende que o participante pode ter “acertado ao acaso”- o famoso chute!

A TRI leva em conta ainda o desempenho geral dos demais participantes. Se você acertar uma questão que quase ninguém acertou, sua pontuação vai lá para cima.

Resumindo, não dá para saber a pontuação fazendo o cálculo sozinho, comparando suas respostas com o gabarito oficial. O jeito mesmo é esperar o resultado.

Quando sai o resultado do Enem 2018?

Mais de dois meses separam o dia da última prova do Enem 2018 e a divulgação do resultado, que está prevista para o dia 18 de janeiro de 2019.

O que fazer com o resultado do Enem 2018

Você já sabe tudo o que vai poder fazer com sua nota do Enem 2018?

Vamos recapitular!

Com seu desempenho no Enem 2018 você pode:

  • Tentar vaga em universidade pública pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2019, caso não tenha zerado na redação.
  • Concorrer a uma bolsa de estudos em faculdade particular pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) em 2019, caso se enquadre nos requisitos de renda familiar, formação e desempenho no Enem.
  • Disputar o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), caso se enquadre nos requisitos de pontuação no Enem e renda familiar.
  • Entrar direto na faculdade privada sem fazer vestibular, caso atinja a pontuação solicitada.

Selecionamos para você algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC). Nelas você vai encontrar bolsas do ProUni, financiamento do FIES, possibilidade de ingresso com a nota do Enem e uma série de vantagens como bolsas, parcelamento, descontos e convênios.

Confira:

Veja também:

Descubra qual a nota mínima para passar no Enem 2018

Como você vai usar sua nota do Enem 2018? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar

Confira o gabarito oficial do Enem 2018 Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário