quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Veja o gabarito do primeiro dia do Enem 2018

Em 2018, o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega com fortes emoções.

Depois de muita discussão, o horário de verão vai cair bem na madrugada anterior à prova. À meia-noite do dia 04 de novembro, moradores do Distrito Federal e de mais dez estados vão adiantar o relógio em uma hora. E como o Enem segue o horário de Brasília, a mudança vai afetar todos os participantes. Fique de olho!

O primeiro dia do Enem revela também o segredo mais bem guardado do exame: o tema da redação!

Passada a correria do primeiro dia, tudo o que o participante do Enem mais quer é conferir logo as respostas para saber quantas acertou.

Aqui você vai descobrir quando e como conferir o gabarito do primeiro dia de provas do Enem 2018!

Quando sai o gabarito do primeiro dia do Enem 2018?

O gabarito oficial do Enem 2018 só sai no dia 14 de novembro, dez dias depois da primeira prova.

Assim não há coração que aguente!

Felizmente, dá para diminuir a ansiedade acessando aqui mesmo o gabarito extraoficial, baseado na correção feita por professores especializados, no dia 4 de novembro.

Assim que entregar seu cartão-resposta para o fiscal da sala, corra para cá! Vamos publicar todas as respostas, conforme acontece a correção dos especialistas, para os quatro modelos de prova.

O que tem no gabarito do primeiro dia do Enem 2018?

No primeiro dia do Enem vamos divulgar:

  • O tema da redação
  • As respostas para as 45 questões objetivas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (que inclui as cinco questões de língua estrangeira – inglês ou espanhol)
  • As respostas para as 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

No segundo dia, 11 de novembro, tem 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza.

Como calcular a pontuação do Enem pelo gabarito?

O sistema de pontuação do Enem segue um cálculo complexo, usado em exames de grande porte no mundo todo.

Em vez de apenas somar a quantidade de acertos, a TRI (Teoria de Resposta ao Item), como é chamada, considera vários outros aspectos. Entre eles, o nível de coerência do participante ao responder as questões, o grau de dificuldade de cada pergunta e até um mecanismo para identificar chutes!

Por isso, a conferência do gabarito só vale para sossegar um pouco o coração e ter uma ideia de como você foi na prova, quais questões acertou e quais errou. A pontuação real mesmo só vem com a divulgação do Boletim de Desempenho Individual.

Quando vou saber minha pontuação no Enem 2018?

Está prevista para o dia 18 de janeiro de 2019 a liberação da consulta ao boletim de desempenho, onde cada participante do Enem vai poder descobrir quantos pontos fez em cada uma das quatro provas objetivas e na redação. Prepare-se, pois logo em seguida começam os processos seletivos que usam a nota do Enem como critério de classificação. Eles podem significar uma vaga na faculdade, uma bolsa de estudos ou um financiamento facilitado. Entenda melhor a seguir.

Como usar a pontuação do Enem 2018

A nota do Enem é um verdadeiro passaporte para o ensino superior. Vamos deixar aqui algumas possibilidades para você considerar:

Bolsa Enem

Promovido por faculdades do grupo Cruzeiro do Sul, como Unicsul, Unifran, UDF e Unicid, o programa Bolsa Enem oferece descontos progressivos para candidatos que prestaram o exame.

Aqui, com 750 pontos ou mais dá para conseguir bolsa integral (que cobre 100% da mensalidade) para o curso todo. O benefício começa com 300 pontos no Enem. O processo é simples – basta informar que quer participar e comprovar a nota – e está disponível para dezenas de cursos de graduação.

Bolsa ProUni

Quem fizer o Enem 2018 e cumprir os requisitos de desempenho, formação e renda familiar vai poder concorrer a uma bolsa do Programa Universidade para Todos, o ProUni, em 2019. Bancado pelo governo federal, o benefício cobre cursos de graduação presenciais e a distância em todas as áreas do conhecimento.

Financiamento FIES

Com um sistema de seleção semelhante ao do ProUni, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) oferece ajuda para pagar a mensalidade de cursos de graduação presenciais. As condições são facilitadas e é preciso se enquadrar nos requisitos de desempenho no Enem e renda familiar para concorrer ao benefício.

Sisu

Mais de cem universidades públicas participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para preencher a totalidade ou uma parte de suas vagas. Dos processos que usam o Enem como critério de seleção, o Sisu é hoje o mais concorrido. Para participar, basta não ter zerado a redação do Enem mais recente – o programa não tem requisitos de renda ou formação. Conquistar uma vaga aqui exige entre 600 e 900 pontos no Enem, na maioria dos casos.

Vaga Direta

Na rede privada de ensino superior, as possibilidades de ingresso com a nota do Enem se multiplicam. Cada faculdade tem seu próprio sistema, mas no geral basta apresentar o boletim com nota suficiente para conquistar uma vaga sem precisar enfrentar um vestibular. O esquema só não está disponível para cursos como Medicina e Odontologia. Confira as regras de participação junto à faculdade do seu interesse. Vamos citar algumas a seguir.

Faculdades que aceitam a nota do Enem 2018

São muitas as faculdades que aceitam a nota do Enem 2018. Para você não se perder em meio a tantas opções, fizemos uma seleção prévia com algumas instituições que:

  • Oferecem grande variedade de cursos de licenciatura, bacharelado e tecnólogo, em todas as áreas do conhecimento.
  • Têm cursos a distância (EAD) também.
  • São reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC).
  • Estão presentes em várias cidades brasileiras.

Dê uma olhada:

Veja também:

Descubra qual a nota mínima para passar no Enem 2018

Como está sua expectativa com relação à nota do Enem 2018? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar

Veja o gabarito do primeiro dia do Enem 2018 Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário