Confira quais são os conteúdos mais importantes.
Criado para avaliar o desempenho do estudante no fim da escolaridade básica, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é atualmente o vestibular mais esperado de todo o país.
A importância do Exame aumentou consideravelmente com a criação do ProUni (Programa Universidade para Todos), que concede bolsas de estudo em instituições privadas de educação superior, e com a inauguração do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona alunos para instituições públicas de ensino superior por meio dos resultados obtidos na prova.
Com toda essa relevância, o Enem se tornou uma prova mais complexa e extensa, exigindo do estudante o conhecimento de temas em diversas áreas, uma grande experiência na interpretação de textos e fenômenos e uma capacidade de raciocínio lógico.
Dessa forma, para alcançar bons resultados na prova é necessário criar métodos e rotinas de estudo. Por abordar uma grande quantidade de conteúdos e habilidades, o candidato não deve deixar tudo para a última hora.
Neste post vamos falar dos conteúdos mais importantes e dar dicas para estudar de forma mais eficaz, aproveitando o tempo e treinando a memória. Fique ligado!
Como funciona a prova
A prova do Enem é composta por 180 questões objetivas, sendo 45 perguntas para cada área do conhecimento. Veja a seguir quais são elas:
- Ciências Humanas – 45 questões de Geografia, História, Filosofia e Sociologia
- Linguagens e Códigos – 45 questões de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira (inglês ou espanhol, dependendo da escolha feita pelo candidato no momento da inscrição)
- Ciências da Natureza – 45 questões de Biologia, Química e Física.
- Matemática – 45 questões de tópicos da Matemática.
Cada questão tem uma pergunta e cinco alternativas, sendo apenas uma verdadeira.
Além disso, é exigido do estudante a escrita de uma redação. O texto, de gênero dissertativo-argumentativo, deverá seguir a norma culta da língua portuguesa.
Para desenvolver a redação, o Enem indica uma frase tema e apresenta recortes de textos motivadores, que servem também como material de apoio.
O candidato deve refletir sobre o assunto e desenvolver o texto com início, meio e fim, dissertando sobre a questão-problema lançada e defendendo a sua proposta de intervenção ou solução para o problema citado.
O que estudar para o Enem?
As questões do Enem abordam basicamente todo o conteúdo que se aprende no ensino médio. E esse é o problema: diante de tantos temas e disciplinas, muitos estudantes ficam perdidos. Se você é um deles ou simplesmente quer algumas dicas sobre os assuntos mais importantes para estudar, veja o quadro a seguir:
Área do Conhecimento | Conteúdos mais importantes |
Ciências Humanas | Revolução Industrial
Período imperial e republicano do Brasil Guerras mundiais e Guerra Fria Globalização e urbanização Cartografia Geopolítica Clima, relevo e solo Direitos sociais e cidadania Mobilidade urbana Crise da água |
Linguagens e Códigos | Figuras de linguagem
Interpretações de textos Gêneros textuais Classe de palavras Movimentos literários Interpretação de gráficos e outras formas de comunicação Orações coordenadas e subordinadas Conjunção e interjeição |
Ciências da Natureza | Genética
Cálculo de mol Eletricidade básica Geração de energia Ligações químicas Ecologia e problemas ambientais Citologia, anatomia e fisiologia Leis de Newton Biotecnologia e genética molecular Leis da termodinâmica |
Matemática | Metro cúbico
Escala Ângulo (cálculo de distância) Mediana Análise de gráficos e tabelas Tipos de função Teoria dos conjuntos Probabilidade Trigonometria Geometria espacial Prismas |
A importância dos temas atuais
Nos últimos anos tanto as questões objetivas quanto a redação do Enem exigiram do candidato um conhecimento dos assuntos mais comentados na mídia e nas redes sociais. Veja a seguir alguns temas que apareceram com frequência nas edições anteriores:
- Bullying e cyberbullying
- Fake news e seus impactos
- Doação de órgãos no Brasil
- Combate à obesidade
- Demarcação de terras e sobrevivência da cultura indígena
- Inclusão social
- Crise da água
- Crise política do Brasil
- Situação internacional
Dessa forma, é preciso estar atento nestes temas para construir argumentos e interpretar as questões e textos propostos.
Para acompanhar esses assuntos, é muito importante ler jornais, revistas e sites de notícias. Para se dar bem no Enem, é fundamental se manter informado e ficar ligado no que está acontecendo no Brasil e no mundo.
Dicas para se preparar da forma correta
Para te ajudar a se preparar para a prova do Enem, selecionamos dicas básicas para você começar logo e não perder tempo. Confira:
- Crie uma rotina de estudos
- Prepare um espaço para estudar em paz
- Selecione boas referências (livros, apostilas, sites e fontes de informação)
- Resolva simulados e provas anteriores
- Faça testes a redações com frequência
- Crie uma estratégia para resolver a prova
- Defina seus objetivos com a prova
- Priorize as matérias que você tem mais dúvida
- Faça resumos
- Controle sua emoção
- Cuide do corpo
- Defina horas de descanso e lazer
- Assista vídeo-aulas disponíveis na internet
- Use aplicativos gratuitos para estudar em qualquer lugar
- Limite seu tempo nas redes sociais
- Estude em grupo
Universidades particulares que aceitam a nota do Enem
Veja algumas instituições privadas, reconhecidas pelo MEC, que aceitam a nota do Enem, seja pelo ProUni ou com ingresso direto. Confira:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
Veja também:
Como entrar na faculdade pelo Enem
E então, gostou das nossas dicas? Tem alguma informação interessante sobre o Enem que gostaria de compartilhar conosco? Deixe seu comentário aqui e participe da conversa!
Descubra o que estudar para o Enem deste ano Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário