Se preparando para a prova e redação do Enem? Veja boas dicas para se sair bem nesse desafio!
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem se tornado cada vez mais importante para quem decide cursar o ensino superior e, muitas vezes, a única escolha dos futuros universitários.
O Enem pode excluir vestibulares e demais processos seletivos, podendo ser o único exame realizado para ingresso em universidades públicas e particulares. Portanto, alcançar uma boa pontuação na prova e redação garantem boas chances na colocação de cursos e instituições de ensino superior.
A redação do Enem
No Exame Nacional do Ensino Médio, a redação é proposta por uma frase-tema. Em 30 linhas, o estudante deve discorrer sobre o assunto proposto, o qual, geralmente, aborda temas atuais da sociedade brasileira.
Para auxiliar o estudante no desenvolvimento do texto, o Enem oferece textos de apoio de diferentes fontes.
O formato da redação argumentativa é: introdução, desenvolvimento e conclusão.
- Introdução: O escritor apresenta o tema, principais dúvidas e conceitos relacionados, os quais serão abordados ao longo do texto.
- Desenvolvimento: Aqui, as ideias são expostas de acordo com argumentos e fatos, buscando construir uma linha de raciocínio.
- Conclusão: O autor propõe intervenção social com o fechamento dos argumentos e da principal ideia abordada, de acordo com o tema e textos de apoio.
Quais são os critérios de avaliação?
Os avaliadores do Enem seguem alguns critérios para estipular a nota da redação. O texto deve:
- Ser construído de maneira lógica,
- Apresentar argumentos,
- Demonstrar uma interpretação do tema,
- Revelar boa escrita e domínio da língua.
Muitos estudantes temem a redação do Enem e tudo que a envolve, mas será que é mesmo um bicho de sete cabeças? Com as dicas certas tudo fica mais fácil. Por isso, separamos alguns toques essenciais para você saber como fazer uma redação para o Enem, acompanhe!
- Se organize
No período de preparação para as provas, reserve um tempo especial para treinar a redação. Texto de qualidade exige concentração e tempo adequado para execução, não vacile!
- Se atualize
Como comentado acima, a frase-tema do Enem sempre é sobre atualidades relacionadas à sociedade brasileira, portanto, esteja atualizado.
Leia jornais, busque informações relevantes de fontes confiáveis e se aprofunde nos assuntos para ter bagagem no momento de dissertar e argumentar.
Mesmo com textos de apoio, é importante trazer dados e pontos de vista complementares, para o enriquecimento do texto.
- Pratique a escrita
Escreva, escreva mais um pouco, escreva outra vez. Quanto mais se pratica a escrita, normas da língua e a construção das ideias, melhor fica.
A prática também vale para a grafia. As palavras devem estar legíveis para fácil compreensão do texto e, claro, de seus argumentos.
Não esqueça de ficar atento à interpretação de seu texto e à concordância do que está sendo exposto para ser sempre o mais compreensível possível.
- Estude os temas anteriores
A melhor forma de compreender o que o Enem espera da redação é analisando os temas já publicados, juntamente com os textos de apoio. Isso ajudará sua interpretação e foco na construção da dissertação.
- Não argumente demais
Argumentar e construir ideais tornam o texto relevante e interessante, mas não se perca em seus próprios argumentos. Falar demais sobre determinados fatos e opiniões podem tornar o texto cansativo, mal construído e até mesmo vago.
Abordar muitas ideias também pode nos levar a não dizer nada. Foque nos melhores argumentos e construa sua redação a partir deles.
- Não escreva demais, use o necessário
Tem quem acredite que bons textos são textos compridos, mas não é verdade. Em 30 linhas dá para falar muita coisa! Mas será que precisa?
Construa o texto e escreva o necessário. Não é necessário enrolar na escrita só porque há mais linhas disponíveis. O tamanho intermediário é a melhor opção (15 a 20 linhas).
- Revise!
Essa é a dica de ouro! Revise quantas vezes achar necessário. Revisar o texto é como polir uma pedra preciosa. Ler o texto já escrito permitirá que você deixe o texto mais limpo, mais fácil de ler e suas ideias poderão ficar ainda mais claras e melhor organizadas. Sempre há algo para mudar ou melhorar.
Quais serão os possíveis temas abordados no Enem 2018?
A variedade de temas é grande, mas vale prestar atenção em alguns assuntos que estão sempre em alta nas mídias e redes sociais, representando interesses da sociedade nacional. Alguns deles são:
- Democracia, seus prós e contras;
- Corrupção e seus desdobramentos;
- A situação de imigrantes e refugiados;
- Cidadãos à margem da sociedade (como moradores de rua);
- O impacto das Fake News.
Bom, e além de conhecer o Enem, você já sabe onde estudar? Será que a instituição que você escolheu utiliza a nota do Enem?
A nota do Exame Nacional do Ensino Médio já substitui muitos vestibulares, mas separamos abaixo algumas das faculdades brasileiras que aceitam a nota e também participam dos programas Fies e ProUni! Olha só:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
Veja também:
Saiba qual é a data do Enem 2018!
Enem 2018 – saiba quais as notas de corte para cada curso
Veja como começar a redação no ENEM
É importante estar preparado para as provas, para a redação e também para a matrícula no ensino superior. Esteja habilitado para seu futuro!
Conte nos comentários qual curso você deseja dar início a partir do próximo Enem.
Saiba como fazer uma ótima redação na prova do Enem Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário