Conheça a carreira em Engenharia Bioquímica, saiba como está o mercado de trabalho e veja onde estudar para atuar na área!
O engenheiro bioquímico é o profissional que atua na pesquisa e aplicação de processos biológicos, na manipulação de biomoléculas para produção de remédios e combustíveis e transformação de alimentos.
A Engenharia Bioquímica envolve conhecimentos interdisciplinares, compreendendo as áreas da Bioquímica, da Biologia e da Engenharia Química.
A formação permite que o bioquímico atue na indústria médica, química, farmacêutica, alimentícia, cosmética ou agrícola, além de institutos de pesquisa.
Acompanhe o artigo para saber mais sobre a carreira na Engenharia Bioquímica e veja onde estudar para atuar na área.
A carreira em Engenharia Bioquímica
A atividade do engenheiro bioquímico é aplicar na prática os conhecimentos da pesquisa bioquímica. Sua formação o capacita a compreender os procedimentos químicos e físicos que serão aplicados em processos industriais em atividades como o refino de petróleo, a fabricação de biocombustíveis, alimentos e bebidas.
Na indústria, sua função é definir, inovar e controlar a qualidade de cada etapa do sistema de produção, além de monitorar os equipamentos. Já na agroindústria, o profissional é responsável pela criação de bioinseticidas e pelo melhoramento da produção pecuária.
Já na área médica, ele irá atuar na produção de vacinas e no desenvolvimento de métodos inovadores de diagnósticos de enfermidades.
É importante ressaltar que há uma diferença entre o Bioquímico e o Engenheiro Bioquímico: o primeiro tem uma formação voltada para a área das Ciências Biológicas, enquanto o segundo estuda uma carga maior de disciplinas de Exatas.
Áreas de atuação do Engenheiro Bioquímico
Confira algumas áreas em que o profissional formado em Engenharia Bioquímica pode atuar:
- Biocombustíveis: acompanhando a produção de bioenergia e biocombustíveis.
- Alimentos e bebidas: monitorando sistemas produtivos, como a fermentação.
- Agricultura: otimizando a produção de bioinseticidas e agentes para controle de pragas.
- Meio ambiente: monitorando o tratamento e despejo de substâncias poluentes.
- Saúde: acompanhando a produção de medicamentos.
Perfil do profissional formado em Engenharia Bioquímica
Para atuar na área da Engenharia Bioquímica, é fundamental que o profissional tenha capacidade para lidar com disciplinas da Matemática, Química e Biologia.
Dentre as principais competências exigidas, estão:
- Raciocínio lógico.
- Facilidade de comunicação.
- Habilidade com números.
- Perfil de liderança.
- Domínio da língua inglesa.
- Domínio de informática.
Mercado de trabalho para quem faz Engenharia Bioquímica
O engenheiro bioquímico é requisitado em empresas que trabalham com processos enzimáticos e fermentativos. O profissional irá encontrar mais oportunidades nas seguintes indústrias:
- Indústria de produtos alimentícios (produção de iogurtes, queijos, cervejas, vinhos e afins).
- Indústria farmacêutica (produção de insulina, antibióticos, vacinas, rações).
- Indústria sucroalcooleira (produção de biocombustíveis, como o etanol).
- Agroindústria (produção de bioinseticidas).
Além disso, companhias dedicadas ao tratamento de efluentes também estão entre as que mais empregam os engenheiros bioquímicos. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná estão entre os principais empregadores desse profissional.
Para atuar em Engenharia Bioquímica, é necessário ter diploma de ensino superior e obter o registro junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).
O curso de Engenharia Bioquímica
O curso de Engenharia Bioquímica tem duração de 5 anos e envolve as disciplinas de Ciências Exatas voltadas para as Engenharias, como Cálculo, Física, Química e Probabilidade. Também fazem parte da grade curricular matérias específicas em Bioquímica com foco em microbiologia e enzimas e processos de fermentação, esterilização e aeração.
Relativamente recente, ele está disponível em apenas duas universidades públicas: na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e na Universidade de São Paulo (USP).
Como atuar na área da Engenharia Bioquímica
Quem deseja seguir carreira em Engenharia Bioquímica e não tem condições de ingressar nas universidades que oferecem o curso tem a opção de buscar por cursos relacionados, que oferecem formação similar e possibilidades de atuação na área.
Uma boa pedida pode ser ingressar nos cursos de Engenharia Química, Farmácia ou Química com ênfase em Bioquímica e Biologia Molecular.
Essas graduações estão disponíveis em diversas instituições públicas e privadas em todo o Brasil e são mais fáceis de encontrar.
Para ajudar você a escolher uma boa faculdade, listamos algumas que são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC e que oferecem cursos relacionados à área da Engenharia Bioquímica a preços acessíveis. Conheça:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
As faculdades listadas acima também trabalham com facilidades financeiras, como descontos na mensalidade, convênios, bolsas de estudo e financiamentos sem burocracia.
Veja também:
Farmácia: profissão, carreira e mercado de trabalho
Engenharia Química: profissão e mercado de trabalho
Pretende seguir carreira em Engenharia Bioquímica? Conta para a gente nos comentários onde você gostaria de estudar!
Conheça a profissão Engenharia Bioquímica Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário