Descubra o que é a profissão Produção Publicitária e veja se esse curso é ideal para você!
Se você tem interesse em Publicidade, deve ter percebido que ela vem evoluindo com muita rapidez para acompanhar as transformações tecnológicas.
Com a internet e as redes sociais aliadas às formas que já existiam de fazer anúncios, como a TV, é preciso agilidade para que o cliente anunciante se interesse pelos serviços que você poderá prestar.
Para ter uma boa formação específica e prática nessa área, você pode cursar Tecnologia em Produção Publicitária.
Ao fim do curso, você estará preparado para produzir material publicitário, lidar com a gestão de pessoas e marcas, além de gerir campanhas de marketing, pesquisa de mercado, promoção de vendas, comunicação digital etc.
Quer saber mais sobre o curso? Continue a leitura!
O que você vai estudar no Tecnológico em Produção Publicitária
Algumas das disciplinas que serão abordadas durante o curso são:
- Produção gráfica
- Foto publicitária
- Oficina de comunicação
- Cultura brasileira e globalização
- Marketing básico
- Empreendedorismo
Mercado de trabalho em Produção Publicitária
O mercado de trabalho para quem se forma em Produção Publicitária é vasto, uma vez que os serviços oferecidos por esses profissionais são muito procurados. Saiba os tipos de empresas onde você poderá dar início à sua vida profissional:
- Agências de publicidade e propaganda
- Empresas de marketing, promoção e eventos
- Departamento de marketing de empresas públicas
- Departamento de marketing de empresas privadas
- Produtoras de comerciais, jingles e spots
- Assessorias de comunicação
- Veículos de comunicação de massa
Salário de um Tecnólogo em Produção Publicitária
O salário varia de acordo com o estado, cidade, cargo e, ainda, com o tipo de atividade e o porte da empresa empregadora.
A pesquisa salarial do SINE, o Serviço Nacional de Empregos, que leva em conta o tamanho da empresa e a experiência profissional, divulgou os seguintes valores:
Empresa pequena
- Trainee (experiência de até 2 anos): R$ 1.316,38
- Júnior (entre 2 e 4 anos): R$ 1.645,48
- Pleno (de 4 a 6 anos): R$ 2.056,85
- Sênior (de 6 a 8 anos): R$ 2.571,06
- Master (mais de 8 anos): R$ 3.213,83
Empresa média
- Trainee (experiência de até 2 anos): R$ 1.711,30
- Júnior (entre 2 e 4 anos): R$ 2.139,13
- Pleno (de 4 a 6 anos): R$ 2.673,91
- Sênior (de 6 a 8 anos): R$ 3.342,39
- Master (mais de 8 anos): R$ 4.177,99
Empresa grande
- Trainee (experiência de até 2 anos): R$ 2.224,69
- Júnior (entre 2 e 4 anos): R$ 2.780,86
- Pleno (de 4 a 6 anos): R$ 3.476,08
- Sênior (de 6 a 8 anos): R$ 4.345,10
- Master (mais de 8 anos): R$ 5.431,38
Perfil do Tecnólogo em Produção Publicitária
Com o passar do tempo, você aperfeiçoará suas competências profissionais desenvolvendo habilidades especiais.
Durante o curso, serão ensinados, além de outras matérias, os procedimentos que estão aí abaixo. Sendo assim, quando já estiver no trabalho, você será capaz de:
- Usar recursos de informática, como softwares especiais para a produção publicitária.
- Preparar conteúdo, animação e roteiro e participar da produção, edição e assistência de direção em produtoras de conteúdo audiovisual.
- Fazer a gerência de marketing, serviços de marcas, produtos e de comunicação em empresas públicas e privadas.
- Produzir peças publicitárias, como anúncios, spots, comerciais e jingles que serão veiculados em televisão, cinema, rádio, internet e meios impressos, usando fotografia, ilustrações e estilos de linguagem diferenciados.
- Atuar na direção de criação e de arte, produção gráfica, de RTV e multimídia, e na direção de planejamento e marketing em agências de publicidade e propaganda.
- Procurar saber diversos métodos e técnicas para melhorar suas habilidades profissionais, bem como apresentar soluções criativas.
Diferenças entre cursos de Produção Publicitária e Publicidade
Para que você tenha um melhor conhecimento sobre a profissão de Produtor Publicitário, veja a diferença que há entre:
Curso técnico
Confere ao aluno o título de técnico em determinada área. Nesse caso, você receberá uma certificação técnica e não de nível superior.
Curso tecnológico
É aqui que entra o curso de Produção Publicitária. Nessa modalidade, forma-se o profissional no nível superior, garantindo-lhe um diploma de tecnólogo no curso pretendido.
Uma diferença entre o curso tecnológico e outras modalidades, como bacharelado e licenciatura, é o tempo de duração, que é menor (leva cerca de 2 anos).
A maior rapidez com que as matérias são expostas é outra diferença. Haverá mais coisas a serem aprendidas em menos tempo, mas a experiência prática ocorrerá diariamente.
Você entrará mais cedo no mercado de trabalho e, sendo essa uma formação superior, você também estará apto a fazer pós-graduação, seja especialização, mestrado ou doutorado.
Curso de bacharelado
Os cursos de Publicidade e Propaganda são oferecidos nessa modalidade, que dura 4 anos e onde há um aprofundamento bem maior nas matérias.
Você esperará um pouco mais pela prática e pela oportunidade de trabalho, mas vai ter conhecimentos mais abrangentes sobre as teorias e procedimentos, o que poderá resultar em melhores colocações no mercado.
Diferenças de atuação entre o tecnólogo em Produção Publicitária e o bacharel em Publicidade
O tecnólogo
O tecnólogo em Produção Publicitária atua num setor específico da Publicidade, que é a parte operacional, produzindo as peças e campanhas.
Este profissional tem conhecimentos de criação, multimídia, planejamento de campanhas e relações mercadológicas. A produção é realizada em laboratórios especializados.
O bacharel
Já o bacharel em Publicidade e Propaganda, que tem forte formação humanística e grande fundamentação em Comunicação e Marketing, pesquisa o perfil do público-alvo e escolhe os melhores meios para abordá-lo.
Cria e divulga textos e imagens, bem como a arte de embalagens e de identidade corporativa, acompanhando sua produção. Após a campanha, avalia os seus resultados sobre o consumidor.
Além disso, o publicitário também elabora estratégias e desenvolve inovações em sua área, sempre buscando melhoramentos na relação entre instituições, empresas e sociedade.
Seu campo de atividade é mais abrangente, podendo trabalhar em agências de publicidade e em setores de comunicação ou de marketing de grandes empresas, com atuação mais ampla do que a do tecnólogo.
Onde estudar
Existem diversas opções de universidades e faculdades para você fazer o curso de Publicidade e Propaganda. Algumas instituições que oferecem esse curso também trabalham com descontos, convênios, parcerias e bolsas, como o ingresso direto.
Nessa modalidade de ingresso, você pode garantir até 100% de desconto nas mensalidades de acordo com o seu desempenho no Enem.
Confira algumas dessas instituições que são reconhecidas e habilitadas pelo MEC:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Veja mais:
Descubra se os cursos técnicos são de ensino superior
Conheça os 10 cursos com maior empregabilidade em 2020
E então, pronto para construir sua carreira em 2020? Conte para a gente nos comentários qual vai ser a sua escolha: Produção Publicitária ou Publicidade e Propaganda!
Conheça a profissão Produção Publicitária Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário