As peças devem possuir o selo do Inmetro, atestando sua qualidade; veja os riscos de utilizar amortecedores recondicionados no veículo
A Cofap alerta para os cuidados na hora de substituir os componentes do sistema de suspensão, principalmente os amortecedores, além de citar os riscos de usar amortecedores recondicionados. A qualidade do produto é essencial para a segurança do veículo, por isso, as peças devem ter a certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), que determina uma série de parâmetros e tolerâncias.
A empresa destaca que seus produtos possuem a certificação desde 2012, atestando a durabilidade, eficiência e desempenho dos amortecedores. Além disso, o selo do Inmetro é obrigatório desde janeiro de 2013 para fabricação e importação de amortecedores de suspensão automotiva, exceto para motocicletas e algumas categorias de veículos comerciais, conforme estabelece a Portaria 301. É importante que os mecânicos fiquem atentos a essa certificação na hora da compra, procurando o selo que deve constar tanto na embalagem quanto no corpo do amortecedor.
Outro alerta diz respeito ao uso de amortecedores recondicionados, que não oferecer a eficácia necessária para garantir a estabilidade e a dirigibilidade do veículo. Em geral, essas peças usadas recebem apenas uma nova pintura e podem até ter o óleo original substituído por um fluido fora dos parâmetros exigidos para o seu correto funcionamento. Vale reforçar que esse óleo utilizado no interior dos amortecedores é desenvolvido especificamente para esse tipo de componente, sendo adequado para temperaturas e características de trabalho exclusivas.
No caso das peças recondicionadas, o amortecedor também pode ter mais de 50 componentes internos que sofrem desgaste e que não podem ser substituídos. Ou seja, não é uma peça confiável e pode prejudicar a eficiência do amortecedor, comprometendo a segurança dos ocupantes do veículo.
A Cofap recomenda ainda verificar a nota fiscal e o certificado de garantia de seus produtos. Uma vez que as peças têm o selo Inmetro gravado em baixo relevo no corpo, os recondicionadores podem usar essa informação para argumentar que a peça é original.
Por fim, faça revisões periódicas em todo o sistema, ao menos uma vez por ano, especialmente se o motorista notar sinais como trepidação do volante, falta de estabilidade e balanço excessivo nas arrancadas e freadas. Utilizar amortecedores desgastados pode danificar outros componentes da suspensão, incluindo rolamentos das rodas e terminais da direção. O mesmo vale se outros componentes da suspensão estiverem danificados, sobrecarregando os amortecedores e reduzindo sua vida útil.
Atualmente a Cofap possui no mercado de reposição mais de 1.500 códigos ativos para veículos leves, comerciais leves e pesados e motocicletas, atendendo 98% da frota circulante.
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