terça-feira, 2 de março de 2021

ZF dá dicas para a manutenção da direção hidráulica

direção elétrica ZF

ZF lista possíveis problemas, causas e soluções para auxiliar na manutenção do sistema de direção hidráulica

 

A ZF Aftermarket elaborou algumas dicas para ajudar mecânicos e proprietários sobre a correta manutenção da direção hidráulica em veículos leves. Entre os sinais de que há algo errado estão ruído, direção pesada ou vazamento do fluido, provocando manchas no chão.

De acordo com a empresa, a maior parte das falhas pode ser evitada com a realização da manutenção preventiva, o que deve ser feito a cada 50 mil quilômetros, sempre respeitando as instruções de cada montadora.

No diagnóstico, é importante identificar para qual lado a direção está mais pesada, se a direção fica inoperante quando o veículo está parado ou em manobras e ou ainda se o auxílio hidráulico para repentinamente, por exemplo.

“A função da direção hidráulica é a de proporcionar conforto durante as manobras, tornando a direção mais leve. A ação hidráulica ocorre com auxílio do fluido, que está sob alta pressão. Uma bomba hidráulica é acionada quando o motor entra em funcionamento, utilizando o fluido do reservatório e enviando a pressão necessária para o mecanismo da direção”, afirma Tales Miranda, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Produtos da ZF Aftermarket América Latina.

“Para efeito de segurança, se ocorrer falhas no sistema hidráulico, o mecanismo funciona como uma direção comum e deve ser consertada por um mecânico ou especialista, o mais rápido possível”, completa.

O que fazer?

A ZF explica que a limpeza do sistema hidráulico inclui troca do filtro, limpeza ou troca do reservatório e drenagem e verificação das condições das tubulações e conexões. Além disso, se o veículo tiver válvula do reservatório, é preciso fazer a limpeza ou substituição do componente.

É importante também observar os diâmetros, posições de montagem, condições e fixação das mangueiras e conexões, além de verificar se não estão torcidas ou formando ângulos que interfiram no fluxo do fluido. Por fim, a recomendação é fazer o alinhamento da direção a cada 10 mil quilômetros, após a troca de qualquer componente da suspensão ou após a troca da caixa de direção.

Para ajudar, a ZF elaborou uma lista com possíveis problemas, as causas e suas respectivas soluções:

Sintoma: Barulho / Ruído
Componente: Componentes da suspensão
Possível causa: Soltos
Solução: Aperte os parafusos

Possível causa: Muito rígidos
Solução: Verifique as borrachas

Sintoma: Barulho / Ruído
Componente: Correia
Possível causa:  Frouxa ou mal posicionada nas polias
Solução: Estique a correia aplicando a tensão necessária

Possível causa: Ressecada ou com cortes
Solução: Verificar tensores

Possível causa: Contaminadas com óleo ou graxa
Solução: Trocar a correia e limpar as polias

Sintoma: Vazamento
Componente: Mangueiras e linha hidráulica
Possível causa: Rompidas, trincadas e obstruídas
Solução: Limpar ou trocar

Possível causa: Componentes não originais
Solução: Posicionar as mangueiras corretamente

Sintoma: Ruído / direção pesada
Componente: Bomba hidráulica
Possível causa: Entupimento ou falha do componente
Solução: Substituir o componente

Sintoma: Direção pesada / Puxando para um dos lados
Componente: Pneus / Rodas e ou Suspensões modificadas
Possível causa: Pressão incorreta
Solução: Calibragem

Possível causa: Desgastados ou danificados
Solução: Substituir

Sintoma: Ruído
Componente: Reservatório do fluido
Possível causa: Fluido abaixo do nível
Solução: Verificar possível vazamento e completar o fluido

Sintoma: Direção puxando para um dos lados
Componente: Rodas
Possível causa: Desalinhadas
Solução: Alinhar

Sintoma: Direção pesada / Vazamento
Componente: Rodas e ou Suspensões modificadas
Possível causa: Modificação do projeto original
Solução: Manter o projeto original

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