segunda-feira, 29 de março de 2021

Cruzetas exigem manutenção e lubrificação correta

cruzetas Nakata

 

Nakata explica os riscos de não realizar a manutenção preventiva nem adotar a lubrificação correta nas cruzetas em caminhões e ônibus

 

A Nakata alerta para a importância da manutenção nas cruzetas em caminhões, ônibus, utilitários e veículos com tração traseira. A peça fica localizada nas extremidades do eixo cardan, sendo composta por dois eixos que se cruzam a 90º.

“A falta de lubrificação e também o uso da graxa inadequada pode superaquecer a cruzeta e até fundi-la”, explica Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata. Ele lembra ainda que, caso as cruzetas trabalhem em ângulos muito acentuados ou haja torque elevado aplicado ao cardan, o cuidado deve ser intensificado. Se não houver lubrificação adequada, pode haver folga e consequente barulho e vibração.

A recomendação da empresa e não utilizar produtos à base de silicone, como graxas grafitadas e as desenvolvidas para uso nos chassis, na hora de efetuar a troca do componente. “A graxa adequada deve ser à base de sabão de lítio tipo EP 2, classificação que resiste a uma pressão extrema e tem um grau de consistência nº2, apropriada para uso em altas temperaturas e resistente à água”, diz. Outra dica é que o novo lubrificante seja bombeado até que saia pelas borrachas de vedação da cruzeta para eliminar resíduos da graxa antiga.

Siga os intervalos de manutenção recomendados pelo fabricante, estando atento às condições em que o veículo trafega. Estradas de terra ou esburacadas, por exemplo, exigem que o intervalo seja menor.

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