Dependendo do uso do veículo e das condições de piso enfrentadas, existes tipos adequados de pneus off-road; entenda como escolher o certo
A Continental explica quais são as principais características dos pneus off-road, misto ou all terrain e quais as condições adequadas para utilizar cada um deles. A primeira dica é entender que cada pneu é desenvolvido sob medida para diferentes condições de piso, incluindo o composto utilizado, o desenho da banda e o tipo de construção.
“Um pneu de uso off-road utilizado no asfalto gastará muito mais combustível. Um pneu de asfalto aplicado no off-road não entregará a segurança necessária para o condutor e, rodando em um pisco com muito cascalho, por exemplo, poderá sofrer abrasões e picotamento”, explica João Scalabrin, supervisor comercial de desenvolvimento de produto da Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã.
Para o asfalto, por exemplo, a principal preocupação no desenvolvimento é o conforto, por isso, o desenho da banda privilegia o bloqueio do ruído. Já no off-road, a preocupação é o terreno que o pneu irá enfrentar e como oferecer tração nessas condições: areia, cascalho, lama, buraco e pedrinhas que podem se prender à banda.
Outras mudanças dizem respeito à capacidade de carga e à altura dos sulcos, que são normalmente muito mais profundos nos pneus off-road e, muitas vezes, autolimpantes para facilitar a expulsão das pedras. Além disso, esses modelos precisam ter paredes laterais reforçadas para evitar danos causados por pedras ou pelo cascalho, além de uma estrutura interna capaz de proporcionar maior resistência e durabilidade.
Se você tem um sítio ou utiliza estradas de terra eventualmente, prefira um pneu 80/20, projetado para quem precisa encarar um off-road leve – como o Continental ContiCrossContac LX2. Por outro lado, se o uso é alternado entre asfalto e terra, prefira um pneu all terrain, como o Grabber A/TX. Por fim, se você faz trilhas frequentemente e roda bastante em barro, opte por um pneu mud terrain, capaz de entregar alta tração e aderência em situações extremas, seja na lama ou na terra.
The post Quando usar pneus off-road, misto ou all terrain appeared first on Revista O Mecânico.
Quando usar pneus off-road, misto ou all terrain Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário