quarta-feira, 24 de março de 2021

Goodyear explica como ler os códigos dos pneus

pneu Goodyear

Medidas, índice de carga e velocidade, data de fabricação… entenda o que significa cada um dos códigos impressos na lateral dos pneus

 

Os pneus trazem diversas informações impressas nas suas laterais, entre letras e números. Elas indicam as especificações técnicas do produto, como medidas, classificação de velocidade e índice de carga, entre outros. Para ajudar a entender esses códigos, a Goodyear lista a seguir os principais deles.

“Essa sequência é como um documento de identificação e os dados ali disponíveis são essenciais para o condutor não errar ao trocar os equipamentos. Sempre recomendamos que os substitutos sigam as medidas do original para evitar problemas futuramente”, afirma Antonio Roncolati, diretor da Unidade de Pneus de Passeio da Goodyear.

Categoria de uso do pneu

Os primeiros dados que aparecem são algumas letras, que indicam o uso adequado do pneu para cada tipo de veículo. O “P”, por exemplo, indica ser um pneu para veículo de passeio. Já o “LT” indica que o equipamento é específico utilitários leves, como SUV’s e picapes. A ausência de letras, por outro lado, indica que é um pneu de métrica europeia.

Medida do pneu

Em seguida temos as medidas dos pneus, começando pela largura indicada em milímetros, depois vem o perfil, que é a proporção de altura da seção transversal do pneu com relação à sua largura, representado por um percentual. A letra seguinte indica a estrutura dos pneus, sendo “R” para radial e “D” ou “-” para diagonal. Por fim, os números seguintes indicam o diâmetro, em polegadas ou cm, da roda.

Índice de carga

Na sequência, temos alguns números que indicam o índice de carga, em quilos, correspondendo ao peso máximo que um pneu pode suportar quando é inflado corretamente. Se o número for 80, por exemplo, significa que a capacidade máxima é de 450 quilogramas. A tabela completa pode ser consultada no site da Goodyear.

Índice de velocidade

O último item da sequência é uma letra: o índice de velocidade. Ou seja, indica a velocidade máxima que um pneu pode rodar, sendo que N é a menor e significa 140 km/h e Y a maior, 300 km/h. A tabela também está disponível no site da Goodyear.

“Esses índices não são uma recomendação para o condutor exceder os limites de velocidade e apenas indicam a capacidade de velocidade máxima do pneu em linha reta quando devidamente inflado. Para o melhor aproveitamento do veículo, é fundamental que todo o jogo de pneus tenha a mesma classificação de velocidade”, explica Roncolati.

DOT

No costado inferior do pneu há uma sequência chamada DOT, que revela se o produto atende ou excede os padrões de segurança do Departamento de Transporte. Na sequência, estão: letra e número que indica o código de planta do fabricante; espessura do pneu; sequência de letras que se refere ao código de construção do fabricante; e números que indicam, respectivamente, a semana e o ano de fabricação do pneu. “Essa data é especialmente importante, porque ajuda o condutor a saber o prazo de garantia dos produtos, que é de 5 anos a partir dela”, completa o especialista da Goodyear.

Não se esqueça do TWI

Para fechar, na banda de rodagem está o TWI (Tread Wear Indicator), um indicador que ajuda a identificar se é ou não hora de fazer a substituição do pneu. São pequenas elevações de borracha nos sulcos, sinalizadas com a sigla TWI. “Quando o desgaste do pneu atinge essa marcação, é sinal que chegou ao desgaste máximo e deve ser trocado”, finaliza Roncolati.

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