quinta-feira, 11 de março de 2021

Linha DAF CF estreia motor Paccar MX11 de 10,8 litros

Linha renovada de caminhões chega em maio às concessionárias em quatro versões; três delas com o motor MX11 de 410/450 cv e 214/235 kgfm de torque

 

A DAF apresenta a renovação de seus caminhões CF com quatro variantes  de chassi e tração, novo motor MX11 e posicionamento de mercado ‘premium’ em relação aos concorrentes. Com previsão de chegada às concessionárias em maio e entrega aos clientes a partir do segundo semestre de 2021, a linha traz as versões rodoviárias 4×2 e 6×2, off road 6×4 e o primeiro rígido 8×2 da marca holandesa no Brasil.

O Paccar MX11 é fabricado na unidade de Ponta Grossa/PR e está tanto no CF rígido quanto nos rodoviários 4×2 e 6×2. Projetado para aumentar a eficiência do caminhão em baixas rotações, este motor de 10,8 litros e seis cilindros tem duas versões de força: uma com potência de 410 cv a 1.600 rpm e torque de 2100 Nm (214 kgfm) a 900 rpm, e outra com 450 cv e 2.300 Nm (235 kgfm) nas mesmas faixas de rotação. 

Segundo a DAF, o MX11 é construído com ferro fundido vermicular (CGI) e por isso tem peso reduzido em 180 kg se comparado ao MX13, além de maior durabilidade e menor atrito nas peças móveis. Traz injeção Common Rail, comando superior e turbocompressor de geometria variável (VGT) com tecnologia multitorque, o que possibilita o caminhão trabalhar por maior tempo na última marcha, ajudando na eficiência. 

“O motor PACCAR MX11 é uma novidade no mercado nacional, mas um projeto consagrado na Europa, que acumula mais de 200 milhões de quilômetros rodados. Trata-se de um motor altamente eficiente, silencioso e moderno, que permitirá ao transportador brasileiro trabalhar com um caminhão versátil, econômico e de alta qualidade”, afirma o diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil, Jarno Broeze.

Já o freio-motor Paccar MX tem 460 cv e conta com três estágios, o que permite um planejamento melhor do seu uso, promovendo mais segurança e eficiência, além de trabalhar com nível menor de ruído.

Na transmissão, está o câmbio automatizado XF TraXon de 12 marchas, também projetado para trabalhar melhor em baixas rotações e com relações mais longas. 

No geral, o conjunto de tecnologias aplicadas na linha DAF CF, conforme dados da fabricante, confere até 15% de economia de combustível do que a linha anterior, que era dotada do motor MX13.

Nível de equipamentos ‘premium’

Os Novos CF de aplicação rodoviária são comercializados com duas opções de cabine, a Sleeper e a Space, ambas com cama, sendo a Space com 2,23 de altura interna. O caminhão prioriza o conforto e a ergonomia do motorista. A cabine tem ainda um sistema de ar-condicionado inteligente, que prioriza o conforto e a economia de combustível, já que aciona menos o compressor, sem comprometer o conforto térmico.

Também visando eficiência, o assistente de performance do condutor mostra no painel em tempo real se a direção está sendo conduzida de maneira eficiente, indicando melhorias para diminuir o consumo de combustível. O condutor dispõe ainda de outros auxílios à condução, como controle de cruzeiro adaptativo, aviso de colisão frontal, sistema de frenagem de emergência, alerta de saída de faixa, controle de estabilidade, sensor de nível de pressão dos pneus e monitoramento de energia da bateria.

A suspensão da cabine foi desenvolvida para melhor absorção de energia, e sua estrutura reforçada possui zonas de deformação dianteira e traseira pré-programadas. O CF também conta novos faróis com lentes Lexan, de alta resistência a impactos.

DAF CF Rígido

O inédito DAF CF rígido 8×2 conta com segundo eixo direcional e entre-eixos de 6.400 mm. Sua capacidade técnica é de 45 toneladas, o que permite operações de baú, sider, contêiner e prancha, entre outros implementos. O novo modelo traz como opcional o conjunto de suspensão pneumática com regulagem de altura, modelo Full Air, juntamente com o sistema de freios a disco. A suspensão mecânica e os freios a tambor estão disponíveis na linha de entrada.

DAF CF Rodoviário

Com opções 4×2 e 6×2, o novo CF Rodoviário tem no eixo traseiro relações mais rápidas de 2,47 e 2,64, permitindo rotações mais baixas do motor, conferindo mais economia de combustível. O modelo tem PBTC técnico liberado para até 60 toneladas e conta também com novos entre-eixos, permitindo diversas aplicações.

Seu chassi renovado, se tornando mais leve e resistente. Os módulos do chassi possuem conectores vedados, e o sistema eletrônico SAC proporciona uma gestão pneumática mais eficiente. Os tanques ganharam novas capacidades volumétricas, tanto o de combustível (a partir de 520 litros) quanto o de Arla (45 litros), dando mais flexibilidade para viagens longas sem a necessidade de abastecimento frequente.

O Novo CF herda do recém-lançado XF o Controle de Cruzeiro Preditivo. Trata-se de um piloto automático que, com a ajuda do GPS, faz uma leitura do relevo até dois quilômetros à frente, ajustando a velocidade e a troca de marcha ideal. Desta maneira, com a tração e velocidade correta para o percurso, há um consumo inteligente de combustível. 

DAF CF Off-Road

Único caminhão da linha com motor diferente dos demais, a versão fora de estrada do Novo CF, oferecida na versão 6×4 com redução nos cubos (5,41:1 ou 4,55:1), foi concebida para proporcionar mais robustez e resistência do que a versão rodoviária. O modelo conta com o motor Paccar MX13, o mesmo do XF, com potência de 480 cv, e torque de 2.350 Nm (240 kgfm), e 2.500 Nm (255 kgfm) no multitorque, sempre a partir de 900 rpm. A transmissão também é a XF TraXon de 12 velocidades automatizada. 

O motorista conta também com sistema Dual Drive de direção, permitindo melhor troca de marchas em terrenos de baixa aderência. O assistente de partida em rampa confere segurança em saídas com o caminhão em aclives, mesmo carregado.

O freio-motor é o PACCAR MX, de três estágios e potência de 490 cv, trazendo mais segurança e eficiência, além de trabalhar com nível menor de ruído. O chassi foi totalmente reforçado para atender a operações severas de cana e madeira, com PBT de 125 toneladas. Os módulos e conectores selados, evitando contaminação por pó ou sujeira na operação.

A suspensão traseira, herdada da versão anterior, tem capacidade para 26 toneladas. A quinta-roda também ganhou reforço, projetada para pino-rei de 3,5 polegadas. Pensando em evitar contaminação pelo cano de escape, o escapamento da versão fora de estrada pode ser adquirido na opção vertical. 

O Novo CF Off Road conta com para-choque tripartido e em aço galvanizado, facilitando a sua eventual manutenção. A nova frente também cria uma identidade visual diferente do restante da linha CF, trazendo um aspecto ainda mais robusto. O modelo ganhou reforço na proteção do cárter, que se estende desde a frente até o final do cárter. O ângulo de ataque está maior (23 graus), garantindo ainda mais proteção na condução do caminhão.

O CF Off-Road também compartilha das tecnologias da versão rodoviária, como Controle de Estabilidade e o Assistente de Performance do Condutor. A versão fora de estrada é oferecida com três opções de cabine: as duas mencionadas anteriormente, mais a Day, sem cama e teto baixo. O interior da cabine acompanha as tecnologias das versões rodoviária e rígida, mas com acabamento e proteções anti sujeira, como a capa vinílica nos bancos.

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