Continental explica quais são os tipos de pneus run flat, suas principais características e vantagens e desvantagens
Presentes em esportivos e carros de luxo, os pneus run flat ainda geram dúvidas sobre seu uso e manutenção. Por isso, a Continental lista a seguir algumas curiosidades que você provavelmente não conhecia. O uso ainda é restrito devido ao seu valor mais alto, embora ofereça o benefício de permitir que o motorista siga rodando com o veículo mesmo se houver perda total da pressão interna do ar.
Diferentes tecnologias
A primeira curiosidade é que, segundo Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental Pneus, há basicamente três tipos de pneus run flat. O primeiro tipo são os pneus com “suporte auxiliar”, que contam com peças em forma de anel em seu interior para suportar a carga em caso de perda de pressão.
Já os pneus “auto suporte”, os mais comuns, possuem reforços de borracha em suas laterais para suportar o peso do veículo. Por fim, os mais modernos são chamados “auto selantes”, que trazem uma camada polimérica viscosa de baixo índice de vulcanização em seu interior capaz de selar furos como uma cola.
Nem todos são iguais
A empresa explica que, embora todos os pneus run flat pareçam iguais, cada tipo possui algumas especificações. Por exemplo: em geral, os pneus que têm os anéis de suporte em seu interior são mais difíceis de serem montados e balanceados.
“Porém, são ideais para veículos blindados, veículos de segurança e militares, pois resistem a danos em suas laterais e continuam estando aptos a rodar, mesmo que precariamente, quando totalmente destruídos”, explica Astolfi.
Qual é o mais usado pelas montadoras?
Segundo a Continental, o tipo mais usado é o “auto suporte”, que são mais funcionais e de valor acessível. Além disso, eles são mais leves quando comparados aos pneus de suporte auxiliar. O ponto negativo é que são susceptíveis a ficarem inutilizados em caso de danos nas laterais, demandam rodas especiais e não são intercambiáveis com pneus comuns.
Modelos mais modernos
Os pneus auto selante, apesar de serem os mais caros entre os três tipos, oferecem vantagens como: são os mais leves e mais silenciosos, podem ser intercambiados com pneus comuns e não afetam a dirigibilidade ou conforto do veículo. Por outro lado, também são sensíveis a possíveis danos nas laterais.
A Continental esclarece que oferece no mercado brasileiro 57 itens de pneus run flat nas linhas ContiPremiumContact, ContiPremiumContact 2, PremiumContact 6, ContiProContact, CrossContact LX Sport, CrossContact UHP, ContiSportContact 2, ContiSportContact 3, ContiSportContact 5, SportContact 6 e EcoContact 6.
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