terça-feira, 16 de março de 2021

ZF dá dicas de manutenção de embreagens SACHS

ZF embreagens SACHS

ZF aponta cuidados na instalação do kit, montagem e desmontagem do sistema e na finalização após a montagem das embreagens SACHS

 

A ZF Aftermarket lista informações importantes sobre as embreagens SACHS, incluindo dicas práticas em cada fase de manutenção do sistema. Vale lembrar que a embreagem é responsável por transmitir ou interromper o fluxo de torque entre motor e câmbio, permitindo a troca de marchas. No caso das embreagens SACHS, a aplicação vai de carros de passeio a veículos comerciais leves, pesados e extrapesados.

A primeira dica diz respeito à durabilidade. “Geralmente o veículo que roda mais em cidades apresenta um desgaste maior do que os que rodam a maior parte do tempo em estradas. Esse comportamento também é observado no conjunto de embreagens”, diz Angelo Santos, analista técnico da ZF.

Por isso, é importante ficar atento a fatores que influenciam na vida útil do componente, como trocas constantes de marchas, partidas com rotações elevadas ou manter o veículo em um aclive com a embreagem deslizando. “Quando parar o veículo em uma subida, utilize o freio de estacionamento para auxiliar na retomada de movimento. Evite também reduções bruscas de marcha e sobrecarga no veículo”, explica.

Instalação de novas embreagens

A ZF ressalta que o kit de embreagem SACHS é composto por platô, disco e rolamento. Em alguns casos o atuador é fornecido em substituição ao mancal, dependendo do sistema de acionamento do veículo. Uma análise por parte de um mecânico especializado é necessário quando o condutor notar desconforto ao acionar o pedal, dificuldade no engate de marchas ou trepidações nas partidas e manobras.

Ao fazer a desmontagem e remoção da embreagem, o mecânico deve ter cuidado com os componentes do sistema de acionamento que sofrem desgastes, tais como garfo, buchas ou pinos de apoio, tubo guia do rolamento, eixos, cabo de embreagem ou cilindros do sistema hidráulico. A face do volante, as guias da caixa de marcha e a bucha ou o rolamento piloto – quando houver, também são itens que não podem ser esquecidos.

Outra dica é que, antes da instalação de um novo conjunto, é fundamental limpar o interior da caixa seca e todos os componentes do sistema de acionamento da embreagem, incluindo o garfo e o tubo de guia do mancal, além do eixo primário da transmissão. Somente com isso será possível identificar se essas peças apresentam sinais de desgaste que possam comprometer o comportamento da nova embreagem. E se isso ocorrer, a ZF recomenda que eles sejam substituídos.

Cuidados na montagem

Já na montagem, é importante fazer a centralização precisa do disco de embreagem junto com o platô, utilizando para isso uma ferramenta adequada. “A centralização facilita a instalação da transmissão e esta deve ser feita com muito cuidado, para evitar danos ao perfil do cubo do disco”, diz Santos.

O mecânico também deve obedecer uma sequência de cruzamento durante o aperto dos parafusos e, ao final, aplicar o torque recomendado pela montadora na hora de fazer a fixação do conjunto no volante do motor. Não se esqueça da lubrificação do eixo primário da transmissão, que requer a aplicação de uma pequena quantidade de graxa de alto desempenho em suas estrias.

Por fim, se houver acionamento hidráulico da embreagem, a ZF recomenda a troca de todo o fluido, inclusive do freio, quando o reservatório for compartilhado entre os dois sistemas.

Após a montagem

A ZF explica que o ponto de acoplamento deve ser baixo na caso de um componente novo, diferente do que ocorre com uma embreagem em final de vida. Isso porque quanto maior for o desgaste do disco, mais alto ficará o pedal devido à alteração da posição da mola membrana do platô.

Verifique que o acionamento do pedal deve ser confortável e o engate das marchas suave, sem ruídos. Teste o engate de todas as marchas, lembrando que no caso da marcha ré, deve-se acionar o pedal da embreagem e, com um intervalo de 4 a 5 segundos, seguir com o engate da marcha.

A ZF explica que isso é importante pois na maioria dos modelos este conjunto não tem sincronização das engrenagens e se a tentativa de engate for imediatamente após o acionamento do pedal, sem que se obedeça ao intervalo recomendado, a marcha pode “raspar”.

“Vale a pena dedicar mais tempo e atenção aos componentes periféricos, isso garantirá a qualidade do serviço e proporcionará maior durabilidade da embreagem”, finaliza Angelo.

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