Numa certa literatura que eu tenho dizia que a ordem de ignição dos motores começava pelo cilindro mais próximo do volante do motor. Sempre que eu regulava um motor (carburador) e montava no lugar os cabos de vela, e depois o ajuste do ponto de ignição, eu colocava os cabos na ordem 1-3-4-2, começando pelo cilindro próximo do volante do motor. Só recentemente foi que descobri que poucos motores, ou apenas o CHT, é que considera o primeiro cilindro como o do lado do volante do motor. Qual o problema em aplicar a ordem de ignição da maneira que citei acima? Vejam bem: estou falando de motores carburados, onde o mecânico pode adequar o distribuidor e o cabo de vela, em função de qual cilindro ele colocar no PMS.
Paulo Ferreira
Via YouTube
Na configuração descrita, os êmbolos 1 e 4 são chamados gêmeos: se encontram na mesma posição porém em tempos motores diferentes. Ou seja, quando o cilindro 1 está em ignição (PMS final do tempo da compressão) o 4 está em PMS final do tempo de escapamento. E vice-versa. Se o motor pegou, você utilizou a referência correta. Na pior das hipóteses, a lâmpada de ponto não vai achar a marca zero na polia ou volante. Daí é só inverter.
A cada edição da Revista O Mecânico, respondemos dúvidas dos leitores sobre manutenção automotiva e cuidados com o veículo na seção Abílio Responde. Mande sua mensagem para: redacao@omecanico.com.br
The post Abílio Responde: Qual a ordem de ignição dos motores? appeared first on Revista O Mecânico.
Abílio Responde: Qual a ordem de ignição dos motores? Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário