terça-feira, 14 de junho de 2022

Brasil terá a primeira fábrica de baterias de lítio da América Latina

fábrica Bravo Motor Company

Produção de baterias de lítio para veículos eletrificados acontecerá em Minas Gerais no parque industrial da Bravo Motor Company

 

A Bravo Motor Company e a Rockwell Automation firmaram uma parceria para a produção de baterias de lítio em uma fábrica localizada em Nova Lima/MG, integrante do parque industrial que a Bravo irá inaugurar para fabricar carros elétricos no Brasil. Esta será a primeira fábrica de baterias de lítio da América Latina. O parque industrial receberá investimentos de R$ 25 bilhões.

A Rockwell Automation ficará responsável por contribuir no fornecimento de soluções de ponta para a fabricação de baterias de veículos elétricos no mercado brasileiro, tendo como premissa o conceito de economia circular. O projeto prevê como pilares digitalização, gestão integrada, otimização de produção e sustentabilidade.

Para o CEO da Bravo Motor Company, Eduardo Javier Muñoz, os esforços conjuntos das duas empresas poderão gerar uma oportunidade única não apenas para o Brasil, mas também para o mundo. “8% dos empregos brasileiros são ligados direto ou indiretamente à cadeia produtiva automotiva, inserindo o Brasil como um forte player global. A aposta do futuro de todo ecossistema é a eletrificação e, por isso, a necessidade de baterias aderentes a esta demanda tornou-se ainda mais estratégica. Escolhemos o mercado brasileiro devido a esta capacidade de pessoas e por contar com materiais estratégicos para a produção da bateria. E, certamente, atuar em conjunto com parceiros estratégicos, como a Rockwell Automation, nos fornecendo tecnologias de ponta, trará ainda mais assertividade aos projetos”, completa.

“A parceria com a Rockwell Automation viabilizará o estabelecimento de uma cadeia de suprimentos local e uma fábrica de baterias que não apenas produzirá nossos veículos e sistemas de armazenamento de energia, mas também a produção massiva de veículos elétricos e híbridos locais para outras empresas para as quais forneceremos baterias”, diz Muñoz.

A Bravo Motor Company foi criada em 2012. O anúncio do investimento no Brasil foi feito em março do ano passado. A previsão é que o local produza 22.790 veículos totalmente elétricos a partir de 2024, gerando 13.813 empregos diretos e indiretos, além de fabricar 43.750 packs de baterias de lítio por ano. A inauguração da nova fábrica deverá acontecer no final de 2023, para iniciar a produção de veículos e baterias em 2024. O investimento total de R$ 25 bilhões faz parte da fase 1 do projeto, chamada de Projeto Colosso 1, e deve ser realizado até o final de 2029. Novas fases de investimento estão previstas para outras regiões de Minas.

Confira a seguir o vídeo do projeto do parque industrial da Bravo em Minas Gerais:

https://www.youtube.com/watch?v=7iEHpfm3wGk

The post Brasil terá a primeira fábrica de baterias de lítio da América Latina appeared first on Revista O Mecânico.


Brasil terá a primeira fábrica de baterias de lítio da América Latina Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário