Empresa explica como funcionam os diferentes sistemas de partida a frio e quais cuidados devem ser tomados
O tempo frio pode causar dificuldade na partida em carros flex se não houver o cuidado necessário. Por isso, a NGK lista algumas orientações para evitar esse problema e facilitar a partida em carros flex quando a temperatura ambiente fica abaixo de 15°C.
A primeira orientação é checar o tanque auxiliar de gasolina, que é injetada no motor para melhorar a partida do carro, uma vez que ela vaporiza mais facilmente. “Em dias frios, o motorista deve abastecer o tanquinho com gasolina, preferencialmente a aditivada, que previne a formação de resíduos. Também deve evitar que o dispositivo fique vazio, o que poderia danificar a bomba elétrica que alimenta o sistema, além de dificultar a partida”, afirma Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK.
Também é importante conferir se não há vazamentos no sistema e o estado do combustível, que deve ser trocado se ficar no reservatório por um longo período. A empresa reforça que a gasolina envelhecida, além de favorecer a formação de resíduo, tem a sua queima dificultada.
A outra dica é verificar o sistema de pré-aquecimento, que aquece o etanol no momento da partida e está presentes nos motores flex mais modernos, dispensando o tanque auxiliar. A recomendação é que o condutor deve aguardar as luzes da injeção do painel apagarem para assegurar que o sistema está pronto para a partida. “Cada sistema tem um tempo de aquecimento pré-estabelecido que pode variar de veículo para veículo. Partir o motor com o combustível ainda frio irá dificultar a partida”, completa.
Já no caso dos motores com injeção direta, o combustível é injetado em alta pressão no motor, o que dispensa o uso do sistema de pré-aquecimento ou do tanque auxiliar. Essa pressão elevada já favorece a vaporização e a atomização do etanol. “Desse modo, a formação de combustível líquido é muito reduzida, o que também facilita a partida do motor”, diz Mori.
Independente do sistema adotado no veículo, é essencial examinar o sistema de ignição, em especial as velas. “Velas com vida útil ultrapassada ou excesso de desgaste reduzem a performance do veículo e dificultam a partida”, alerta o especialista. Por fim, não deixe de verificar o estado de componentes como bateria, alternador, motor de partida, sistema de injeção e sistema de partida a frio.
The post NGK dá dicas sobre partida a frio em carros flex appeared first on Revista O Mecânico.
NGK dá dicas sobre partida a frio em carros flex Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário