Scania inaugura ampliação da fábrica de motores e um novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento no País
A Scania está completando 65 anos no Brasil, localizada em São Bernardo do Campo (SP) desde 1957, quando a empresa ainda carregava o nome Scania-Vabis do Brasil S/A. A fabricante sueca, que desde 2016 vem ampliando sua jornada de sustentabilidade, destaca seu sistema global de produção com a entrega da ampliação de sua Fábrica de Motores e de um novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento. “Operamos como uma extensão da Suécia, nossa casa matriz e temos um produto global, portanto ambas iniciativas consolidam essa estratégia”, afirma Christopher. “Nossas soluções são lançadas primeiro na Europa e depois na América Latina, com um intervalo de seis ou nove meses. De qualquer forma, a plataforma é a mesma, e é possível usar uma cabine produzida no Brasil em um caminhão feito na Suécia, e agora o motor”, ressalta o executivo.
A linha do tempo da Scania no Brasil é marcada por diversos pioneirismos, destaques e lançamentos, desde o caminhão L 75, em 1958, passando pela introdução da direção hidráulica, em 1963, no ônibus B76; a suspensão pneumática no eixo traseiro dos ônibus, em 1968; a chegada dos “Jacarés”, o primeiro ônibus com motor traseiro (BR 115) no ano de 1972.
A inauguração da cabina “cara-chata” com o LK 140 aconteceu em 1974, enquanto o primeiro articulado do país (B 111 RS), veio em 1978. O lançamento do intercooler, em 1983. A transformação do conceito de caminhão com a chegada da Série 3, em 1991, até hoje uma das mais lembradas. A apresentação do chassi 8×2 (1998) são alguns dos destaques.
O ano de 1998 marca ainda a introdução de outras duas novidades no mercado: o freio auxiliar Retarder e a injeção de combustível totalmente eletrônica. Já em 1999, foi a vez da chegada do L94 UB, o primeiro ônibus urbano de piso baixo. Em 2001, dois pioneirismos: a caixa automatizada Opticruise e o ônibus de 15 metros. No mesmo período, um novo jeito de pensar e fazer Serviços, sem precedentes na indústria, é implantado; a nova elevação do patamar de um caminhão, em 2007, com a chegada da família P, G e R, e de ônibus com a Série K, no ano seguinte.
Em 2011, a marca passa a comercializar os motores Euro 5, com a venda dos primeiros ônibus a etanol e o lançamento na América Latina do caminhão movido a este combustível. Em 2015, aconteceu o lançamento do ônibus biarticulado, o primeiro com motor dianteiro. O ano de 2016 foi marcado pela chegada do primeiro ônibus nacional movido a GNV e/ou biometano.
Em 2017, a apresentação dos Serviços Conectados Scania e do revolucionário e pioneiro programa de manutenção com planos flexíveis. Em 2018, veio o lançamento da Nova Geração de Caminhões, que entrega uma economia de combustível de até 20% em comparação à geração anterior. Junto da novidade, foi implementado um novo formato de vendas de soluções de transporte, com base no conceito Tailor Made For Application (TMA), que personaliza ainda mais a experiência do cliente e permite a entrega da solução ideal para a operação de cada cliente.
Além desses investimentos, a Scania inaugura sua Estação de Tratamento de Efluentes. “Praticamos sustentabilidade dentro e fora de casa. Toda nossa operação industrial é pensada de forma a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e o uso de recursos naturais. Com esse projeto vamos tratar 72 milhões de litros de água por ano e consequentemente vamos ter 85% da água consumida oriunda de reuso” explica. Segundo Podgorski, as ações estão dentro do ciclo de investimento (2021-2024) no montante de R$1,4 bilhão, recurso dedicado à atualização e modernização do parque industrial e desenvolvimento de tecnologias alternativas.
Pronta para o Proconve 8
A partir de 2023 já está valendo no Brasil a etapa P8 do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), equivalente à tecnologia Euro 6, vigente na Europa desde 2014. Os motores a gás e biometano da Scania, tecnicamente, já atendem aos níveis de emissões de poluentes do Proconve P8 (Euro 6).
Os novos motores atenderão inicialmente os mercados de exportação. As demais regiões na América Latina, inclusive o Brasil, também serão contempladas gradativamente, conforme a estratégia de implementação da solução de cada mercado.
Jornada da sustentabilidade
Desde 2016 a Scania começou uma jornada em direção a um ecossistema de transporte e logística mais sustentável. Em 2020 se tornou a primeira fabricante de veículos comerciais do mundo a ter suas metas climáticas aprovadas pela Science Based Targets initiative (SBTi), definindo, com base nos dados de 2015, foram estabelecidas duas metas até 2025: reduzir em 50% a emissão de gases de efeito estufa das operações industriais e comerciais do grupo, com foco nos Escopos 1 (emissões próprias) e 2 (emissões da energia adquirida); e reduzir em 20% as emissões de carbono equivalente na frota circulante (ônibus e caminhões produzidos pela empresa que rodam nas mãos de terceiros), com foco no Escopo 3 (emissões indiretas).
Em 2021, a empresa anunciou globalmente a adesão à iniciativa Climate Pledge, liderada pela Amazon e a Global Optimism, com o compromisso de ser carbono neutro até 2040 (net zero), 10 anos antes das metas estabelecidas no Acordo de Paris.
“Para alcançar metas tão urgentes, o ciclo de investimento de R$1,4 bilhão (2021-2024) tem viabilizado a atualização e modernização do parque industrial da Scania, a implementação da nova plataforma de motores, assim como projetos ligados ao desenvolvimento de tecnologias alternativas. Construímos um novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, a nossa própria Estação de Tratamento de Água e uma nova Fábrica de Motores, que será inaugurada em outubro deste ano”, conta Podgorski.
Tecnologia elétrica em teste
Outra grande novidade que marca os 65 anos da Scania no Brasil é a presença de dois veículos elétricos na planta de São Bernardo do Campo, para testes. Um ônibus movido a bateria elétrica (BEV), que está sendo usado unicamente pela equipe de engenharia nacional e funciona como uma espécie de ônibus-escola. “O Brasil sempre foi um importante laboratório para nossos produtos. E o elétrico será uma grande oportunidade de aprendizagem para ajudar a adaptar esta tecnologia às condições da América Latina e ainda desenvolver competência dentro e fora da Scania.”, conta Christopher. O ônibus protótipo passa por testes, ajustes e adaptações às condições climáticas severas e topografia brasileiras.
Um caminhão elétrico também será usado por equipes brasileiras para testes semelhantes. “Nossa jornada pela descarbonização passa por várias fases e enquanto algumas tecnologias já estão em circulação no Brasil, como o biometano, outras que já são realidade na Europa estão em fase de estudos e passam por testes por aqui. Completar 65 anos com uma performance tão arrojada em inovação e tecnologia é um orgulho para nós e queremos que seja um incentivo para os nossos colaboradores”, afirma Podgorski. “Temos um objetivo claro que é o de ampliar o conhecimento sobre a eletrificação dos veículos pesados”, conclui.
Transformação por meio da arte
Para marcar os 65 anos da Scania no Brasil de um jeito colorido, lúdico e inspirador, e como forma de presentear a cidade e população de São Bernardo do Campo, a Scania Latin America está produzindo uma intervenção artística nos muros de sua planta.
Uma galeria de arte em grafite está sendo desenvolvida pelo artista Helder Holiveira e os parceiros do coletivo de artes visuais OS TRÊS (@osxtres), Adriano Bizonho e Gelson Salvador. “Com essa iniciativa queremos integrar nosso propósito de tornar o mundo mais sustentável com a cidade de São Bernardo do Campo. E escolhemos a arte para isso, pois acreditamos que ela é uma ferramenta poderosa de transformação e inclusão. Vamos criar uma galeria de arte a céu aberto com grafites coloridos. Dois dos muros serão assinados pelo artista local Helder Holiveira e o terceiro será fruto de uma ação social para formação de jovens em situação de vulnerabilidade”, diz Patricia Acioli, responsável por Relações Corporativas da Scania Latin America.
O primeiro espaço já está pronto e fica no muro da Estação de Tratamento de Água da Scania, ao lado da portaria 9, na Av. José Odorizzi. Em aproximadamente 600 metros quadrados, os desenhos feitos pelos artistas grafiteiros convidam os visitantes a pensar a sustentabilidade, o cuidado com o planeta, o mundo e as pessoas, a partir de uma pequena história que tem como ponto de partida os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
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