O rodízio que ocorre em São Paulo é uma medida imposta pela prefeitura da cidade. A implementação foi colocada em vigência com o intuito de reduzir o congestionamento na cidade, durante os horários de pico, assim como diminuir a poluição da região.
O sistema de rodízio, portanto, restringe a circulação dos automóveis pelas pistas da cidade durante certos horários e de acordo com o último número da placa do veículo.
Dessa maneira, é importante que quem transita de automóvel pela cidade de São Paulo se mantenha atento aos dias em que pode circular. Isso porque, se houver desrespeito à norma, uma multa será gerada e o condutor perderá pontos na carteira de habilitação.
Espero que, ao final do artigo, suas possíveis dúvidas tenham sido solucionadas, e o assunto tenha se tornado claro e de total entendimento!
O que é o rodízio SP?
O rodízio SP é uma política de mobilidade urbana que foi implementada na capital paulista e tem como principal função reduzir o congestionamento da cidade. A lei que prevê esse sistema (Lei nº 12.490) foi criada em 3 de outubro de 1997.
De acordo com o CET, (Companhia de Engenharia de Tráfego) a prática do rodízio fez com que aproximadamente 20% de toda a frota de carros e caminhões da região metropolitana de São Paulo, se tornasse proibida de circular pela cidade de segunda a sexta-feira.
Como funciona o rodízio?
O sistema ocorre por base no número final da placa dos automóveis e pelo dia da semana. Se a placa de um veículo terminar com o número do dia do rodízio, o mesmo será proibido de transitar dentro do horário e da região estipulados.
O dia do rodízio para cada placa
Em cada dia da semana, duas placas são impedidas de circular:
Finais de placas que não podem circular em:
- Segunda-feira: 1 e 2
- Terça-feira: 3 e 4
- Quarta-feira: 5 e 6
- Quinta-feira: 7 e 8
- Sexta-feira: 9 e 0
Vale ressaltar que aos sábados, domingos e feriados, o sistema implementado é suspenso!
Horário do rodízio
Nesse sistema, também é considerado o período de tempo. Na parte da manhã, está em funcionamento das 7h às 10h, enquanto na parte da tarde/noite, o horário é das 17h às 20h.
Ou seja, mesmo que seja seu dia de rodízio, você pode circular pela região metropolitana de São Paulo durante os intervalos de livre circulação.
Livre circulação: Das 20h01 às 6h59 e das 10h01 às 16h59.
Rodízio ativo: Das 7h às 10h da manhã e das 17h às 20h da noite.
Quais ruas de SP tem rodízio?
A zona em que o sistema abrange está contido desde a Vila Leopoldina, na Zona Oeste, até a Mooca, Zona Leste. E da região do Bom Retiro, Zona Norte, até o bairro da Saúde, na Zona Sul.
Os limites que fazem a margem da área de rodízio são demarcados pelas seguintes avenidas: Marginal Pinheiro (Zona Oeste); Avenida Salim Farah Maluf (Zona Leste); Avenida dos Bandeirantes (Zona Sul); Marginal Tietê (Zona Norte).
Portanto, as áreas que estão fora dos limites marcados, não adotam ao sistema!
O sistema pode ser suspenso?
Geralmente é difícil que o rodízio seja paralisado na cidade de São Paulo. A política de restrição de veículos só é suspensa quando alguma situação afeta gravemente a rotina da capital. Como exemplo dessas situações podemos citar dias fortes de chuva ou até mesmo paralisações de transportes públicos.
Isenção do rodízio
A restrição implementada pela prefeitura da cidade não se aplica a determinados tipos de veículos:
- Motocicletas
- Transporte escolar
- Veículos elétricos
- Guinchos
- Veículos de transporte público
- Veículos de serviços públicos essenciais
- Veículos de transporte de indivíduos com deficiência ou mobilidade reduzida – segundo o decreto nº 58.584
Outra dúvida existente é em relação a automóveis de outras cidades em circulação na cidade de São Paulo. Para esclarecer essa dúvida, é válido citar que a medida vale para todos os caminhões e carros que circularem pela área já citada. Ou seja, os veículos advindos de outra cidade não são isentos à política de restrição de SP!
Dúvidas frequentes
Nesses casos, qual o valor da multa?
A multa de rodízio é de R$130,16. Além disso, de acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) o desrespeito à norma é considerado uma infração de trânsito de natureza média, ou seja, faz com que o condutor perca 4 pontos em sua CNH.
Há tempo de tolerância para o rodízio?
O sistema não prevê tolerância alguma. Por ser uma política extremamente rigorosa, se houver a ultrapassagem de um minuto do tempo estipulado pela prefeitura, o motorista do veículo será punido.
Posso ser multado mais de uma vez no dia de rodízio?
Sim, é possível que você, condutor, seja multado mais de uma vez no dia do rodízio. Por exemplo, um mesmo veículo pode ser autuado duas vezes no mesmo dia: primeiro na parte da manhã, e depois na parte da noite.
Ou seja, o motorista só poderá ser multado mais de uma vez no mesmo dia se transitar pelas vias nos dois horários de restrição.
Vale lembrar que um mesmo carro só não será autuado duas vezes no mesmo período de restrição – ou no período da manhã ou da noite.
Como Funciona O Rodízio Em SP Publicado primeiro em https://doutormultas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário