A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) divulgou nesta segunda, dia 6, os dados do setor automotivo referentes ao mês de fevereiro de 2023. Mês mais curto e problemas como a falta de componentes fizeram os números de fevereiro caírem. Porém, o acumulado do primeiro bimestre é superior ao registrado em 2022. Confira os números a seguir.
Produção e emplacamentos no mês de fevereiro
A produção de autoveículos teve um aumento de 5,6% em relação a janeiro, com 161,2 unidades produzidas. Comparado com o mesmo período de 2022, os números apresentaram uma queda de 2,9%. No recorte dos ônibus e caminhões, o aumento na produção foi de 100,6% em relação a janeiro. Porém, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, houve uma queda de 28,78%.
Os emplacamentos foram 9% inferiores ao mês de janeiro, com 129 mil unidades emplacadas. Em relação a fevereiro de 2022, a queda foi de 1,8%. No recorte dos ônibus e caminhões, a queda foi de 22,5% em relação a janeiro, com 8,1 mil unidades emplacadas. Já em relação ao mesmo mês de 2022, o cenário apresentado foi de estabilidade, com um aumento de 0,2%.
Os veículos elétricos e híbridos apresentaram uma queda de 4,4% nos emplacamentos em relação a janeiro, com 4,3 mil unidades emplacadas. Apesar da queda, na comparação com fevereiro de 2022 houve um aumento de 23,7%. Entre os ônibus e caminhões elétricos ou a gás, o aumento em relação a janeiro foi de 157,1%, já em comparação com o mesmo mês do ano passado, houve uma queda de 55,2%.
A associação projeta um crescimento de 40% no mercado de veículos elétricos brasileiro no ano de 2023, atingindo um volume superior a 70 mil modelos híbridos ou elétricos.
Média de vendas e acumulado do ano superiores a 2022
Segundo a Anfavea, a queda nos indicadores de fevereiro foi ocasionada pela duração menor do mês, que contou apenas com 18 dias úteis. Apesar disso, a média diária de vendas teve um aumento de 11%, com 7,2 unidades/dia vendidas. Em janeiro, o número de vendas foi de 6,5 mil unidades/dia.
No acumulado do ano, o primeiro bimestre teve um aumento de 5,4% nos emplacamentos em relação ao mesmo período de 2022. A produção também cresceu no acumulado dos dois primeiros meses do ano, mesmo com a falta de semicondutores que ocasionou o fechamento provisório de algumas fábricas. 313,8 mil veículos foram produzidos entre janeiro e fevereiro, número 0,8% maior do que o primeiro bimestre de 2022.
The post Produção de veículos sobe, número emplacamentos cai em fevereiro appeared first on Revista O Mecânico.
Produção de veículos sobe, número emplacamentos cai em fevereiro Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário