A NGK, empresa especialista em componentes para sistemas de ignição, destacou os principais pontos a serem analisados na inspeção da vela de ignição para motos. Segundo a marca, através de uma análise visual é possível verificar se a vela está funcionando corretamente ou não.
O consultor de Assistência Técnica da NGK, Hiromori Mori, falou sobre os pontos que podem ser identificados na inspeção da vela. “Durante a manutenção, o profissional tem a oportunidade de examinar a vela antiga identificando outros problemas no motor, como a presença de mistura rica, excesso de combustível, uso de combustível de má qualidade ou infiltração de água na câmara de combustão proveniente do sistema de arrefecimento”.
Principais pontos da inspeção
- Aparência da ponta da vela: a coloração escura sugere uma mistura rica, ou seja, excesso de combustível ou queima de óleo lubrificante;
- Excesso de folga entre eletrodos: indica desgaste das velas ou tentativas de ajuste da folga.;
- Arredondamento dos eletrodos da vela: Aponta desgaste dos eletrodos da vela que dificulta o centelhamento, o que provoca falhas e danos a outros componentes.
Vela desgastada pode causar danos ao sistema
Segundo Hiromori, os danos causados pelas velas desgastadas podem chegar até o catalisador, causando a deterioração da peça. “Utilizar velas desgastadas pode gerar danos ao sistema de ignição, o que acarretará em deteriorações ao catalisador, para as motocicletas que possuem o componente, devido ao combustível que não foi queimado”, disse o especialista.
Alguns dos sinais de que a vela pode estar com problema são a dificuldade na partida, marcha lenta irregular, falhas na aceleração, aumento do consumo de combustível e também dos níveis de emissões.
The post Saiba quais são os pontos de inspeção para vela de ignição em motos appeared first on Revista O Mecânico.
Saiba quais são os pontos de inspeção para vela de ignição em motos Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário