O marketing de conteúdo é uma estratégia de produção de conteúdos educativos e informativos para atrair o seu público-alvo.
De acordo com a pesquisa Content Trends da Rock Content, 73% das empresas brasileiras utilizam o marketing de conteúdo.
Já no segmento B2B, a porcentagem chega a 91% dos profissionais de marketing dessas empresas, segundo dados da Content Marketing Institute.
A principal razão para atrair o público B2B é atrair e gerar novos leads para a indústria através do conteúdo.
E nesse texto você vai entender os principais motivos para sua empresa vender no mercado B2B com marketing de conteúdo.
Por que adotar o marketing de conteúdo?
Uma razão das empresas para adotar o marketing de conteúdo é a geração de tráfego para o site ou blog da empresa.
Com um grande número de acessos, maiores são as possibilidades da indústria encontrar o cliente certo.
Ele também ajuda na educação do seu público, fazendo com que ele conheça o seu produto e serviço com propriedade.
Essa estratégia ajuda a empresa a ficar mais próxima do cliente graças à criação de conteúdos relevantes, que ajudam no relacionamento com o público.
Com um relacionamento próximo com o cliente, é possível realizar vendas com assertividade, além de facilitar o processo de fidelização.
Isso é positivo para os clientes industriais, pois 96% dos compradores B2B querem conteúdo que contribuem para o pensamento da indústria, segundo pesquisa da Demand Gen Report.
Além disso, de acordo com a HubSpot, as empresas que usam marketing de conteúdo tem 55% mais visitas no seu site.
Como aumentar a autoridade da sua empresa?
O marketing de conteúdo permite a produção de material em diversos formatos, cada um deles pode ser usado de acordo com a estratégia.
Mas, antes de aplicar na prática o marketing de conteúdo no seu blog, ou portal B2B, é preciso ter atenção em alguns pontos, como:
Planejamento do conteúdo
Em todo desenvolvimento de ações em uma empresa o planejamento é algo essencial para ser efetivo.
Isso porque, o planejamento define o tema dos conteúdos e outros detalhes que devem ser adicionados dentro do texto.
Por exemplo, no planejamento é decidido a quantidade de palavras no título do texto, algo fundamental para atrair os leitores.
De acordo com pesquisa da Hubspot, títulos com 6 a 13 palavras atraem mais usuários qualificados para o seu blog.
Por meio do briefing, brainstorm e outras informações, a empresa planeja com antecedência toda a produção de conteúdo.
Produza um conteúdo atraente
Após planejar as ações de conteúdo, o próximo passo é produzir materiais que sejam relevantes para o seu público.
Busque sempre criar um material educativo e informativo, pois os seus leitores vão ver a sua empresa como uma autoridade no assunto.
Mas, não seja prolixo, seja objetivo e produza conteúdos que mostrem todas as dores dos seus leitores.
Além de mostrar os problemas dos leitores, o conteúdo precisa propor que a sua empresa é a solução, seja mostrando diferentes soluções, ou vendendo os seus serviços.
Vários formatos de conteúdo
O marketing de conteúdo permite o desenvolvimento e publicação de materiais de diferentes maneiras, como texto, e-book, vídeo e infográficos.
Definir o tipo de conteúdo a se produzir depende primeiramente do nível de conhecimento do público em relação à sua empresa.
Caso o leitor não conheça a empresa, produza textos e vídeos temáticos, sem citar o produto diretamente, com intuito das pessoas conhecerem os seus problemas.
Para os leitores mais interessados no assunto, produza e-books, whitepapers e infográficos, conteúdos mais detalhados mostrando as soluções das dores das pessoas.
E para os leitores com intenção de serem clientes, faça um artigo voltado a venda e incentive-o a fazer uma ação de compra.
Não descarte o E-mail Marketing
Enviar e produzir conteúdos por e-mail pode ser uma excelente alternativa para atrair e iniciar um relacionamento próximo do seu cliente.
Tanto que essa estratégia é utilizada por 76% das empresas, de acordo com pesquisa da Rock Content.
Por esse canal de comunicação é possível não só divulgar os conteúdos de blog e materiais detalhados, como também permite a produção de conteúdo exclusivo para esse público.
Lembre-se também de segmentar o seu público, pois fica mais fácil se comunicar com o público correto e ter efetividade na entrega do conteúdo.
Invista em marketing de conteúdo para empresas
O marketing de conteúdo pode ser a solução para a sua indústria ter resultados efetivos.
Isso porque essa estratégia é muito usada pelos profissionais de marketing b2b para gerar mais leads e tráfego para o site da indústria.
Essa estratégia pode ser usada para educar o seu público com conteúdos de alto valor, fazendo com que o cliente te reconheça como uma autoridade no assunto.
E o marketing de conteúdo permite a comunicação e relacionamento direto com o cliente por meio de um marketing de rede, já que os leitores podem compartilhar o conteúdo para outras pessoas.
Com o marketing de conteúdo, a sua empresa terá clientes sem precisar investir pesadamente em divulgação, sendo uma alternativa custo-benefício da sua indústria.
Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Assessor de Imprensa do Marketing para Indústria
O post Por que investir em marketing de conteúdo para o público B2B apareceu primeiro em Indústria Hoje.
Por que investir em marketing de conteúdo para o público B2B Publicado primeiro em https://www.industriahoje.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário