quarta-feira, 30 de outubro de 2019

O que é KPI e como ele age no seu planejamento estratégico?

Entenda a importância dos KPI para seu planejamento estratégico

O objetivo do planejamento estratégico é fazer com que o negócio dê certo e tenha bons resultados. Para que o que foi planejado funcione, é fundamental que os resultados sejam mensurados. É aí que entram os Key Performance Indicator. Mas afinal, você sabe o que é KPI? Trata-se de um método utilizado por executivos para acompanhar os resultados de uma empresa.

Para entender melhor como utilizar, quais os tipos, como funciona e como ele pode ajudar no planejamento estratégico de sua empresa, aconselhamos ler esse artigo e ficar por dentro de tudo.

Mas afinal, o que é KPI?

Se você ainda não sabe o que é KPI, vamos te explicar: a sigla, em tradução livre, significa indicador-chave de desempenho.

Trata-se de uma técnica muito utilizada para definir métricas para acompanhar e alcançar os objetivos do planejamento estratégico.

Em resumo, são indicadores que medem a performance de um processo e avaliam se estão dentro dos padrões desejados e traçados para o negócio. Com essas informações levantadas, os executivos têm mais facilidade para a tomada de decisão sobre uma possível mudança de estratégia.

Diferença entre KPI e métrica

Para fazer uma análise precisamos de números. Aliás, é aí que está a diferença entre KPIs e métricas. Uma métrica é um número que pode se tornar um KPI, por outro lado, um KPI não é uma métrica.

Em suma, métricas são números coletados que servem de base para a criação de um indicador-chave para a tomada de decisão no planejamento estratégico. 

Contudo, os KPIs são indicadores criados a partir de algumas métricas, que mostram se o resultado esperado no planejamento estratégico está sendo alcançado.

Quais métricas preciso para medir os resultados?

Primeiro de tudo, você precisa entender os objetivos, afinal, os indicadores são fundamentais para o crescimento de uma empresa. Com eles, é possível analisar resultados de qualquer setor e entender o que está ou não funcionando.

Por exemplo, em uma campanha de e-mail marketing, você vai precisar medir se ela gerou ou não resultados. Neste caso, é importante coletar números para obter o percentual das taxas de abertura e cliques que a ação teve.

Aliás, essa taxa é baseada em um cálculo feito com o número de contatos que receberam o e-mail, quem abriu e quem clicou. Resumindo, você consegue entender a importância de coletar o dado importante para obter os KPIs fundamentais na sua estratégia.

Para definir os seus KPIs você precisa pensar primeiro no que pode ser mensurado através de números, como por exemplo, a taxa de conversão de vendas.

Entretanto, os indicadores precisam ser simples para que todos consigam compreender. Existem vários KPIs que você precisa acompanhar na sua empresa. Abaixo citamos alguns exemplos que podem ser utilizados na área de vendas:

  1. Índice de ativação
  2. Novos x clientes na base
  3. Tempo de ciclo de vendas
  4. Ticket médio
  5. Taxa de conversão
  6. Taxa de desconto
  7. Churn

Para saber se você está no caminho certo para determinar os dados relevantes para o planejamento estratégico da sua empresa, considere: se ele é mensurável, se é anual, mensal, bimestral ou alguma outra unidade de tempo, se é um dado confiável ou se ajuda a empresa a corrigir falhas e atingir os objetivos propostos.

A importância no planejamento estratégico

Uma boa estratégia de negócios começa com um objetivo. Certamente, a partir daí são criados planos de ações para que ele seja alcançado. Com isso, levantam-se os recursos e as pessoas necessárias na execução. Entretanto, de nada adianta ter um plano se não for executado e mensurado.

Mas o quão frustrante pode ser chegar ao final e perceber que a estratégia não deu certo e o objetivo está longe de ser atingido? Tudo foi feito da forma que estava no plano: pessoas capacitadas e recursos disponíveis e você não consegue descobrir onde está o problema.

Na verdade o que faltou foi acompanhar a performance e corrigir os erros enquanto ainda era tempo. É aí que entram os KPIs. Eles devem ser acompanhados desde o início do projeto para que todas as providências necessárias sejam tomadas.

Entretanto, não são somente os erros que podemos corrigir com os indicadores. Com eles também é possível ver onde está dando certo e direcionar mais esforços para a estratégia ser um sucesso.

Agora que você já sabe o que é KPI e a importância para o planejamento estratégico, é fundamental lembrar que uma correta análise e compreensão das métricas são muito importantes para a tomada de decisões. Por outro lado, se as conclusões foram mal realizadas, há risco de comprometer o desenvolvimento e o resultado do objetivo.

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Este artigo foi desenvolvido pelo Scopi: o software para criar e executar o seu planejamento estratégico, uma empresa de tecnologia B2B cuja solução reúne canvas de modelo de negócios, diagnósticos, definição de objetivos, gestão de indicadores, projetos, processos e outras funcionalidades em um só lugar.

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