Se você for pegar a estrada, confira alguns cuidados para ajudar a preservar o sistema de freio durante a descida da serra
Neste período de verão, em que os brasileiros devem viajar para a praia, a Cobreq lista quatro cuidados que os motoristas devem ter com o freio ao descer a serra. Vale reforçar que é importante também fazer a manutenção preventiva antes de pegar a estrada.
O coordenador de assistência técnica da TMD Friction do Brasil, Raulincom Borges da Silva, explica que alguns cuidados básicos ajudam a preservar o sistema e garantir a sua eficiência nessas condições.
Desça com o carro engrenado
A primeira dica é dirigir com a marcha engrenada, o que garante estabilidade e oferece mais eficiência na frenagem. Além disso, a atitude preserva o freio, que não precisará ser acionado o tempo todo durante a descida.
Utilize o freio motor
Caso o motorista utilize demais o freio, isso poderá ocasionar um grande aumento na temperatura do sistema. Por isso, o ideal é usar o freio motor. A redução na velocidade com a redução das marchas permite evitar que haja uma sobrecarga, preservando todos os equipamentos.
Câmbio manual e automático
Nos carros com câmbio manual, o indicado é descer a serra usando a mesma marcha que seria utilizada na subida. Contudo, no caso dos carros com câmbio automático, o sistema já faz a redução sozinho.
Cuidado com a neblina e a chuva
Na serra, é comum encontrar neblina e chuva. Nessas condições, a recomendação é reduzir a velocidade do veículo e manter uma distância segura do carro à frente.
O post Cobreq lista cuidados com o freio ao descer a serra apareceu primeiro em Revista O Mecânico.
Cobreq lista cuidados com o freio ao descer a serra Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário