Entenda os principais pontos do edital do Prouni 2021 e saiba o que esperar deste processo seletivo!
A primeira edição de 2021 do Programa Universidade para Todos (Prouni) está com inscrições abertas!
O período de inscrições é curto, do dia 12 ao dia 15 de janeiro, por isso, se você fez o Enem de 2019 e deseja concorrer a uma bolsa de estudos para Ensino Superior com a sua pontuação, é preciso agir rápido.
O primeiro passo para isso é entender o edital, até para saber se você pode concorrer às bolsas oferecidas. Vamos lá?
O que é o Prouni?
O Prouni é um programa do Ministério da Educação que, duas vezes por ano, oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) a estudantes brasileiros que desejem cursar o Ensino Superior em instituições particulares de todo o Brasil.
Quem pode participar do Prouni?
O Prouni é exclusivamente destinado a candidatos brasileiros que não possuam diploma de Ensino Superior e que tenham participado da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para concorrer a uma bolsa integral, o candidato não pode ter renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo por pessoa. Para as bolsas parciais o limite de renda familiar é de 3 salários mínimos por pessoa.
Além disso, é preciso atender a ao menos uma das condições a seguir:
- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- Ter cursado o ensino médio completo como bolsista integral em escola particular;
- Ter cursado parte do ensino médio em escola pública, e outra parte em escola particular na condição de bolsista integral;
- Ser pessoa com deficiência
- Ser professor de educação básica na rede pública de ensino, em exercício efetivo, integrando o quadro de pessoal permanente da instituição. Para estes candidatos, o limite de renda familiar não se aplica.
Como funciona o processo seletivo do Prouni?
O Prouni utiliza a nota do Enem mais recente como critério de seleção. Por isso, a atual edição, de janeiro de 2021, será destinada a candidatos que fizeram a prova do Enem em 2019.
Os participantes do Enem 2020, que foi adiado para janeiro de 2021 devido à pandemia da Covid-19 e tem resultado previsto para sair no final de março, terão que esperar a próxima edição do Prouni, que ocorrerá em abril deste ano.
Como se inscrever no Prouni?
O processo de inscrição no Prouni é bem simples. Veja o passo a passo:
- Entre na página oficial do Prouni e clique em “fazer inscrição”
- O site informará que, para acessar o Prouni, você deve utilizar a sua conta gov.br. Se você já for cadastrado no login único do Governo Federal, clique em “entrar com gov.br” e faça login. Caso você ainda não seja cadastrado, clique em “crie sua conta gov.br” e faça o seu cadastro.
- Após fazer login, preencha os demais dados solicitados pelo site.
- Selecione, em ordem de preferência, até duas opções de instituição de ensino, local, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência.
- Finalize a sua inscrição, e pronto!
O que fazer depois de se inscrever no Prouni?
Por se tratar de um processo eletrônico, os resultados não demoram a sair. A primeira chamada será divulgada na semana seguinte às inscrições, e a segunda chamada menos de duas semanas depois disso.
Após a divulgação dos resultados, os candidatos selecionados devem entregar os documentos solicitados pela Instituição de Ensino Superior para a qual tiveram suas bolsas aprovadas. A partir disso, a faculdade irá analisar os documentos e registrar no sistema Sisprouni os candidatos aprovados e reprovados.
Para aqueles que não forem selecionados em primeira ou segunda chamada, haverá a possibilidade de cadastro em lista de espera. Para participar desta lista, os candidatos deverão manifestar interesse por meio da página oficial do Prouni.
Caso haja bolsas remanescentes mesmo após o processo seletivo para candidatos da lista de espera, é possível que ocorra um outro processo seletivo, regido por um novo edital.
Confira as principais datas do Prouni
- Inscrições: 12 a 15 de janeiro de 2021
- Resultados:
- Primeira chamada: 19 de janeiro de 2021
- Segunda chamada: 1º de fevereiro de 2021
- Entrega de documentos solicitados pela Instituição de Ensino Superior:
- Primeira chamada: 19 a 27 de janeiro de 2021
- Segunda chamada: 1º a 9 de fevereiro de 2021
- Registro da aprovação ou reprovação dos candidatos no Sisprouni:
- Primeira chamada: 19 a 29 de janeiro de 2021
- Segunda chamada: 1º a 11 de fevereiro de 2021
- Manifestação de interesse na lista de espera: 18 a 19 de fevereiro de 2021
- Entrega de documentos solicitados pela Instituição de Ensino Superior para candidatos cadastrados na lista de espera: 22 a 25 de fevereiro de 2021
- Registro da aprovação ou reprovação dos candidatos da lista de espera no Sisprouni: 26 de fevereiro a 5 de março de 2021
Onde estudar com o Prouni?
Um coisa legal do Prouni é que, além de possibilitar que milhares de pessoas em todo o Brasil tenham acesso ao Ensino Superior sem pagar nada ou pagando somente metade do valor cobrado nas mensalidades, trata-se de um programa que oferece bolsas de estudo apenas em faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC).
Veja aqui algumas das faculdades credenciadas no Prouni e que ainda oferecem ótimas condições aos ingressantes, com ou sem a nota do Enem:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Confira também: Saiba como funciona as notas de corte do Prouni
E então, já sabe para qual curso você vai tentar a sua bolsa do Prouni? Conta pra gente nos comentários!
Veja o edital do Prouni 2021 e não perca nenhuma informação Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário