quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Saiba quais são as diferenças entre as sondas lambda pré e pós-catalisador

Uma é responsável por otimizar a mistura ar/combustível e a outra monitora a eficiência do equipamento

Saiba quais são as diferenças entre as sondas lambda pré e pós-catalisador
Foto: Niterra/Divulgação

As sondas lambda pré e pós-catalisador são componentes fundamentais para o sistema de injeção. Contudo, elas têm funções diferentes na otimização da performance e na redução das emissões de gases poluentes. Além disso, a sonda lambda de pré é responsável por otimizar a mistura ar/combustível e a de pós monitora a eficiência dos equipamentos.

 

A sonda lambda pré-catalisador fornece informações ao módulo de injeção, o que faz o auxílio no controle preciso do tempo de injeção do sistema. Ademais, o principal objetivo desse componente é avaliar a qualidade da queima da mistura ar/combustível, possibilitando ao sistema de injeção efetuar os ajustes necessários no tempo de injeção através da quantidade de oxigênio residual no coletor de escapamento. Desta forma, o resultado será um melhor controle da mistura ar/combustível, o que irá conferir um funcionamento eficiente do motor.

 

“É importante destacar que a sonda lambda pré-catalisador não tem como função melhorar o desempenho do motor, mas avaliar a condição da mistura”, explica Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra do Brasil. “Uma sonda com o funcionamento correto fornece ao módulo de injeção informações rápidas e precisas. Por outro lado, seu envelhecimento pode aumentar o tempo de resposta, tornando mais difícil o ajuste da mistura.”

 

Claro, ajustes inadequados nessa mistura podem ocasionar um elevado consumo de combustível, bem como perda de desempenho, aumento das emissões de gases poluentes, formação de resíduos na câmara de combustão, velas e catalisador, o que irá reduzir a vida útil da peça.

 

Por sua vez, a sonda lambda pós-catalisador verifica a eficiência do catalisador por meio de um sinal enviado para o módulo de injeção, que identifica se o catalisador está com perda de eficiência, o que irá resultar no acendimento da lâmpada de injeção, alertando o motorista.

 

“A sonda lambda pós-catalisador é projetada para monitorar continuamente a eficiência do catalisador e não contribui para melhorar as emissões do veículo. No entanto, ela realiza um trabalho essencial ao indicar ao sistema de injeção quando o catalisador não está funcionando adequadamente”, diz Mori. “Essa abordagem possibilita que os donos dos carros tomem medidas para reparar o veículo a tempo, evitando custos adicionais e impactos ambientais negativos.”

 

Além disso, ambas durante uma aceleração, ambas podem indicar uma mistura rica durante a aceleração ou pobre durante a desaceleração. Também há uma coerência dos sinais das sondas nesses cenários que avalia o módulo de injeção, assegurando a verificação da sonda pré-catalisador. Por fim, o sinal da sonda pós-catalisador pode ser utilizado para verificar se a primeira sonda está funcionando adequadamente.

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