No evento também foi mostrado os princípios básicos de funcionamento dos conjuntos híbridos
Os veículos híbridos têm sido cada vez mais vendidos em todo o mundo, sendo divididos em diversas categorias, como os MHEV, ou híbridos leves, em que o motor elétrico apenas auxilia em velocidades muito pequenas ou em manutenção de velocidade, os HEV, ou híbridos convencionais, que já possuem um motor elétrico e bateria mais robustos, sendo a última recarregada pelas frenagens ou pelo motor a combustão, os PHEV, ou híbridos plug-in, em que a bateria pode ser recarregada externamente na tomada e os REEV, ou veículos elétricos com extensor de alcance, que possuem um motor a combustão exclusivamente para gerar energia elétrica, onde os motores elétricos tracionam o veículo em todas as situações.
Dada a crescente popularização desse tipo de motorização, o Mecânico PRO promoveu uma série de palestras em vários horários com Junio Oliveira, consultor técnico da Bosch e parte da operação do Mecânico PRO, em que ele apresentou temas importantes como demonstrações práticas de leituras de parâmetros de funcionamento do sistema híbrido, incluindo valores de tensão de conversor/inversor, motores elétricos e baterias de alta tensão no sexto Congresso Brasileiro do Mecânico 2023.
Formado em Sistemas Automotivos e Master em Diagnose Automotivo, o profissional comenta o tema da palestra: “Hoje a palestra está composta dos procedimentos de diagnóstico de um veículo híbrido e os cuidados para recebê-lo na sua oficina”. Fator muito importante na hora da manutenção de um veículo híbrido é o cuidado com os sistemas de alta tensão, sendo muito importante o uso de equipamentos de segurança adequados, como complementa Junio: “abordamos os equipamentos de segurança mínimos para receber o veículo e os cuidados necessários para dar a manutenção necessária com segurança”.
A crescente demanda por veículos híbridos, impulsionada pelo menor consumo de combustível e autonomia superiores a veículos puramente elétricos ou a combustão, faz com que nos próximos anos sejam cada vez mais comuns veículos com algum nível de eletrificação nas oficinas independentes. O palestrante achou uma oportunidade interessante para os mecânicos se aprimorarem, além de aprenderem com segurança para evitar danos físicos e materiais devido a novidade do sistema de alta tensão: “As palestras são uma introdução muito boa para ajudar a atender o carro na oficina, para que os mecânicos aprendam antes de descobrir mexendo e sofram algum prejuízo”.
Diversas palestras foram apresentadas nos estandes dos boxes técnicos práticos durante todo o decorrer do Sexto Congresso Brasileiro do Mecânico, promovido pela Revista O Mecânico no dia 21 de outubro deste ano, sendo uma oportunidade a todos os presentes para se aprimorarem em diferentes áreas de atuação.
The post 6CBM 2023: veja o diagnóstico e procedimento de reparo em veículos híbridos appeared first on Revista O Mecânico.
6CBM 2023: veja o diagnóstico e procedimento de reparo em veículos híbridos Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário