quarta-feira, 1 de novembro de 2023

ZF produz a unidade de controle eletrônico do ESC no Brasil

ZF produz no Brasil a eletrônica do ESC - Foto: divulgação/ZF
ZF produz no Brasil a eletrônica do ESC – Foto: divulgação/ZF

 

A unidade de controle eletrônico (ECU) e o dispositivo de segurança ativa, que substitui o ABS e amplia suas funções, começam a ser produzidos na unidade de Limeira, SP

 

A ZF ampliou sua oferta de tecnologias de segurança na região América do Sul com a produção da unidade de controle eletrônico (ECU) do Sistema Eletrônico de Estabilidade (ESC) em sua unidade de Limeira, SP. Até então eles eram importados da matriz, na Alemanha. Com a decisão, a ZF será a única empresa de tecnologia do setor automotivo brasileiro a ter produção local da ECU. O sistema já é obrigatório na Europa e, a partir de 2024, também será no Brasil.

“A ZF localizou a fabricação da unidade de controle eletrônico desse sistema e integrou à montagem final em sua unidade industrial de Limeira, antecipando-se às necessidades de seus clientes na região e ao atendimento da legislação que entrará em vigor em 2024”, comenta o Diretor de Operações de Freios da ZF América do Sul, Renato Orlando.

O ESC amplia as funcionalidades do ABS (Sistema de Frenagem Antibloqueio), e habilita a integração com a tecnologia do ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Motorista).

A ZF estima que até 2027 cerca de 40% dos veículos produzidos no Brasil serão equipados com tecnologias ADAS. “Como globalmente a ZF já tem produção própria de todos os dispositivos que compõem os sistemas avançados de assistência ao motorista, tais como, AEB (Frenagem Automática de Emergência), ACC (Piloto Automático Adaptativo) e LKA (Assistente Eletrônico de Permanência em Faixa), está preparada para dar respostas rápidas às demandas por esses sistemas e, igualmente, produzi-los localmente”, afirma o Gerente Sênior de Engenharia da divisão de Eletrônicos da ZF América do Sul, Plínio Casante.

 

ESC

O ESC é a evolução do ABS e, por meio de diversos sensores instalados em todas as rodas, impede que se perca o controle do veículo, especialmente em manobras extremas. Ao perceber situações que possam comprometer a estabilidade, em milésimos de segundos o sistema entra em ação controlando e dosando as potências de frenagens nos dois eixos (dianteiro e traseiro) e também individualmente em cada roda, até a completa estabilização do veículo na pista. Durante todo esse processo, o ESC assume 100% do controle dos freios e do acelerador, evitando, assim, possíveis falhas humanas.

A engenharia da ZF entende o ESC como uma grande evolução do ABS, uma vez que o sistema percebe, por meio de sensores e inteligência embarcada, qualquer tipo de mudança na trajetória imposta pelo volante, movimentos de pedal ou pelas condições de terreno e passa instantaneamente a atuar assegurando máxima estabilidade.

Além de agir de maneira autonoma nos freios, o ESC também é capaz de reduzir a velocidade do veículo, mesmo que o condutor continue acelerando, graças à eletrônica embarcada que permite que os sistemas de frenagem e aceleração se comuniquem de maneira instantânea e harmoniosa, buscando sempre a condução mais eficiente e segura, especialmente em situações de alto risco, como manobras bruscas e inesperadas, mesmo em pistas escorregadias.

Estudo realizado pelo Instituto de Segurança Viária dos Estados Unidos (IIHS) entre 2004 e 2006 demonstrou que o ESC reduz acidentes fatais em 43%. Outro estudo, feito pelo NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), órgão federal que controla o setor de transportes estadunidense, mostra que o dispositivo já evitou 83% dos capotamentos de SUVs.

Desde de 2016, o Latin NCAP dá cinco estrelas para todos os modelos de automóveis esquipados com esse sistema. De acordo com levantamentos feitos pela ZF, em 90% dos veículos zero km produzidos atualmente no Brasil já são equipados com esse sistema. No ano passado, esse índice era de 78%.

Como utiliza 16 sensores em cada roda, o ESC pode ser calibrado, opcionalmente, para oferecer também outras comodidades como, por exemplo, detectar a calibragem de cada pneu e verificar se há qualquer milimétrica diferença entre eles.

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