Esportivo pode voltar com motor 2.0 TSI com 265cv
Fotos: Volkswagen/Divulgação e Felipe Ribeiro (canal Auto Super)/Reprodução
O Golf GTI manteve a fama da esportividade que estreou no Brasil mais tarde do que na Europa. Aqui o “nosso” primeiro GTI surgiu em 1988 com motor AP alimentado por injeção eletrônica de combustível Bosch. O Golf seguiu essa mesma linha e deixou um legado que está prestes a voltar com a linha GTI que chegou à Alemanha em 2023. O motor 2.0 TSI EA888 LK3 evo4 é uma evolução do já clássico propulsor a combustão sem nenhuma assistência elétrica.
Na verdade a quarta evolução do EA888 estreou fora do Brasil em 2021. Mas o que esse motor teve de novo desde então?
O motor teve a taxa de compressão alterada para 9,6:1 e inúmeras mudanças no motor. O EA888 já tinha comando duplo de válvulas no cabeçote acionados por corrente e quatro válvulas por cilindro. Tanto os comandos de admissão quanto os de escape apresentam temporização variável contínua de válvulas, e o comando de escape ainda adiciona variação no levantamento e duração da válvula por meio de dois perfis distintos de lóbulos de comando. Isso sempre permitiu novos ajustes de motorização o que ajuda a tirar mais potência. Um exemplo é o Golf Clubsport lançado no começo desse ano com o mesmo motor 2.0 mas com 300cv de potência, bem mais que os 265cv previstos originalmente.
Os sistemas duplos — temporização variável contínua das válvulas e levantamento variável — trabalham em milissegundos para garantir que os gases de escape sejam evacuados rapidamente, permitindo que o turbo carregue muito cedo e entregue mais potência final. Isso resulta em uma entrega de torque rápida em uma ampla faixa de rotações e por isso a dirigibilidade do carro é bastante elogiada. A entrega de torque em várias faixas de rotação é uma característica que melhora a percepção de que o motor entrega esportividade.
Desde o momento em que o ar é introduzido no EA888 de 2,0 litros, uma aba de controle de carga, especialmente projetada no coletor de admissão, fecha-se assimetricamente para induzir um movimento combinado de turbilhonamento e rotação no fluxo de ar/combustível. Embora seu principal benefício seja auxiliar na mistura de ar e combustível, também ajuda a aumentar a eficiência ao permitir que ar puro entre nas áreas marginais da câmara de combustão, mesmo em baixas rotações. Em altas rotações, a aba se fecha e a potência máxima pode ser alcançada.
À medida que o ar entra na câmara de combustão, o combustível é entregue aos quatro injetores por um sistema de injeção direta de combustível de alta pressão atualizado, operando a 5.076 psi, em comparação com os 2.900 psi da geração anterior do motor EA888 no Golf GTI. Em combinação com um turboalimentador avançado, isso contribui para a disponibilidade total do torque em baixas rotações, onde ele é mais utilizado na condução diária. Para manter tudo refrigerado sob alta pressão, jatos de óleo nos pistões são ativados em condições de carga elevada.
O EA888 utiliza um design único de coletor de escape, que é completamente contido dentro do cabeçote; assim, pode-se dizer que o turbo compacto é montado diretamente no motor. Esse posicionamento permite um aquecimento rápido e uma melhor gestão térmica do fluxo de escape, aumentando a eficiência. Os gases de escape saem das saídas do cabeçote através de dois canais até um ponto logo antes da turbina; isso ajuda a permitir tempos de resposta incrivelmente rápidos e características de baixa inércia. Para regular o rápido aumento da pressão de turbo, uma wastegate eletrônica altamente sensível é integrada logo atrás da turbina.
Para possibilitar esse encaixe próximo, é utilizado um turboespecial capaz de suportar as temperaturas extremamente altas presentes tão próximas das câmaras de combustão (até 1796 °F). Devido à tolerância ao calor dessa unidade, não há necessidade de algoritmos complexos de enriquecimento de combustível sob alta carga, permitindo que o EA888 maximize a eficiência ao mesmo tempo em que entrega o máximo de pressão de turbo.
Essa é uma breve visão do sofisticado motor EA888. Com tudo isso dito, a peça mais importante, sem dúvida, é a base fiel de entusiastas que impulsiona a inovação nesses motores de alta performance — e é exatamente por isso que o motor EA888 Evo4. No entanto, a partir desse ano o Golf já não é mais oferecido com transmissão manual de 6 marchas mas somente com uma transmissão DSG de 7 marchas banhada a óleo também para evitar problemas que esse câmbio apresentou no passado. Com essas credenciais o Golf GTI deve estrear no Brasil com as últimas atualizações do motor EA888 que nós ainda não tínhamos recebido no Brasil.
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