segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Dia do caminhoneiro: entenda os tipos de freio usados em caminhões

Desgaste do freio do caminhão está diretamente ligado à realidade de cada caminhoneiro, diz especialista

Atualmente, o Brasil conta com aproximadamente 538.663 caminhoneiros autônomos, o que representa 77,62% do total de profissionais no país. Segundo o Sindipeças, hoje são 2,1 milhões de caminhões com idade média de 11 anos. Portanto, no Dia do Caminhoneiro é fundamental saber como funcionam os tipos de freio dos caminhões para que o motorista possa desgastar menos o freio do veículo, uma vez que esse componente é essencial para a segurança do motorista.

De acordo com Robson Andriel Lipniarski, Consultor de Marketing de Produto da Fras-le linha Comercial, o desgaste do freio do caminhão está diretamente ligado à realidade de cada caminhoneiro. “Por isso, recomenda que o intervalo de inspeções periódicas deve considerar a frequência de uso do caminhão, condições às quais o veículo é submetido, relevo e pavimento das estradas onde transita, modo de direção, idade do caminhão, qualidade dos componentes e peso da carga transportada, entre outros fatores”, disse o especialista em comunicado à imprensa. Ainda na visão do especialista, é necessário optar pela revisão preventiva. “Optar pela manutenção preventiva é a forma mais econômica e segura de evitar o surgimento de uma falha”, acrescenta.

 

Tipos de freios

Existem dois tipos de freio, sendo o sistema a tambor, que é o mais comum, e o freio a disco. Ambos podem ser acionados por meio de sistemas pneumáticos ou hidráulicos, podendo contar com dispositivos auxiliares como ABS e EBS

tambores de freios Cobreq

Funcionamento do freio a tambor

O freio a tambor é composto basicamente por um tambor metálico, sapatas de freio e, também, com componentes de fixação de acionamento. O funcionamento tem início com a pressão no pedal de freio, que, por meio de ação pneumática, movimenta as sapatas de freio. Portanto, as sapatas empurram as lonas de freio contra o tambor, o que gera a força de fricção necessária para desacelerar o veículo.

Funcionamento do freio a disco

Em relação ao freio a disco, esse sistema conta com pastilhas e um disco, juntamente com os mecanismos de suporte e acionamento. Desta forma, quando o pedal´do freio é acionado, ele faz com que os pistões desloquem e comprimam as pastilhas contra o disco. Além disso, o freio a disco possibilita uma dissipação de calor mais eficiente graças à sua maior exposição ao fluxo de ar, pode ter menor tempo de resposta quando acionado hidraulicamente, assim como não acumula o particulado gerado pelo processo de fricção.

 

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