domingo, 22 de setembro de 2024

Exclusivo: Indisa já incluiu em seu plano de lançamentos o suporte à reposição para veículos híbridos

Em entrevista, Diretor de Planejamento adianta novidades e fala sobre o futuro do aftermarket brasileiro

por Felipe Salomão   fotos Fremax/Divulgação

A cada ano que passa o brasileiro escuta ainda mais sobre veículos eletrificados. Portanto, as empresas já começaram a pensar nesse mercado que parece ter um futuro promissor. Uma dessas companhias é a Indisa, que informou com exclusividade para a Revista O Mecânico que os veículos híbridos já estão nos planos da marca.

Segundo o Diretor Planejamento Estratégico, Daniel Leite, a empresa já incluiu em seu plano de lançamentos o suporte à reposição para veículos híbridos. “Em relação aos veículos híbridos, a Indisa já incluiu em seu plano de lançamentos o suporte à reposição para essas aplicações, com foco sempre em ser referência na cauda longa de todas as linhas de produtos em que atua”, disse Leite.

Ademais, o executivo opinou sobre como foram os últimos dois anos para empresa e, também, como enxerga o futuro do aftermarket brasileiro. “Na minha opinião, o que continuará a se transformar são os modelos de negócios e a concentração da cadeia de reposição, trazendo desafios crescentes para as fabricantes assegurarem seus investimentos de maneira assertiva”, disse o Diretor Planejamento Estratégico sobre o aftermarket nacional. Veja outras respostas sobre correntes de comando, peças mais vendidas pela empresa, entre outras nas próximas páginas.

O Mecânico: Como a Indisa enxerga o futuro do aftermarket brasileiro?
Daniel Leite:
Em termos de mercado, a perspectiva é de continuidade no crescimento com taxas de expansão de dois dígitos. O mercado de aftermarket automotivo é altamente maduro e resiliente, tanto em períodos de economia favorável, quando os consumidores investem na melhoria de seus veículos, quanto em momentos desafiadores, onde o aumento do giro de carros usados e o envelhecimento da frota resultam em maior demanda por manutenção. Na minha opinião, o que continuará a se transformar são os modelos de negócios e a concentração da cadeia de reposição, trazendo desafios crescentes para as fabricantes assegurarem seus investimentos de maneira assertiva.

O Mecânico: Como a Indisa analisa o crescimento das vendas dos veículos eletrificados no Brasil e o que tem feito para veículos com
essa tecnologia?
Daniel Leite: Entendemos que, ao contrário da China, que conta com subsídios insustentáveis, o mercado brasileiro de veículos 100% elétricos (BEV) – que este ano representa 2,68% das vendas – provavelmente não apresentará um crescimento significativa a curto prazo. Em relação aos veículos híbridos, a Indisa já incluiu em seu plano de lançamentos o suporte à reposição para essas aplicações, com foco sempre em ser referência na cauda longa de todas as linhas de produtos em que atua.

O Mecânico: A Indisa pretende lançar produtos ainda neste ano?
Daniel Leite: Sem dúvidas, esta é uma das principais forças da nossa estratégia. É importante ressaltar que a Indisa estuda detalhadamente onde irá investir para manter sua essência em termos de produtos técnicos. Temos acelerado significativamente os lançamentos de novas linhas e itens nos últimos anos e continuaremos muito focado na expansão do portfólio.

O Mecânico: Quais são os planos para 2025?
Daniel Leite: Nossos principais esforços estarão direcionados para a melhoria dos serviços aos clientes e para estreitar a proximidade com toda a cadeia do mercado de reposição, incluindo distribuidores, atacarejos, varejo e mecânicos, por meio de informações técnicas e suporte pós-venda. Nossa missão permanece a mesma: “Oferecer a melhor solução de peças automotivas no mercado de reposição, gerando acessibilidade e segurança.”

O Mecânico: Muitos motores modernos utilizam correntes de comando. Como a Indisa avalia a oferta desse equipamento para os mecânicos? A venda desse equipamento
tem crescido?
Daniel Leite: A Indisa identificou essa demanda há muito tempo e trabalha com essa linha de produtos há vários anos. Além da Ford e Honda, que foram pioneiras, agora também a Fiat, Toyota, Hyundai, Nissan e VW estão gerando essa demanda no mercado. Atualmente, a Indisa é uma das líderes nessa linha de produtos e, sem dúvida, está preparada para dar suporte ao crescimento desse importante mercado.

O Mecânico: Quais foram as peças mais vendidas pela Indisa nos últimos dois anos?
Daniel Leite: Nos últimos dois anos, registramos um crescimento significativo em nossas 21 linhas de produtos. Embora o desafio seja grande, não medimos esforços para sermos eficientes em todos os produtos que oferecemos aos nossos clientes. O crescimento em todas as linhas de produtos, leves e pesados, refletem a confiança e a preferência dos nossos clientes pela qualidade e desempenho dos nossos produtos.

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