Componente ajuda a controlar a rotação da carroceria durante curvas e manobras, melhorando a estabilidade e o controle do veículo
texto Felipe Salomão fotos Alexandre Villela
Com a evolução tecnológica das suspensões, as bieletas se tornaram um componente padrão em muitos carros modernos, garantindo um desempenho mais seguro e confortável. Esse componente, que pode ser uma barra curta metálica ou de nylon, conecta a barra estabilizadora ao amortecedor do veículo.
A principal função da bieleta é controlar a rotação da carroceria durante curvas e manobras, melhorando a estabilidade e o controle do veículo. Por isso, ela é fundamental, funcionando como um “fusível” para proteger o sistema de suspensão. Portanto, a Revista O Mecânico traz o passo a passo da troca das bieletas do Volkswagen Virtus 2024 com a colaboração da Royalstar, que oferece 200 aplicações para diversos veículos vendidos no mercado brasileiro. A Royalstar traz um novo tipo de produto que promete maior eficiência e facilidade no processo de substituição.
Beieleta mais leve e durável
“O termo técnico para essa bieleta é termoplástico de engenharia, uma poliamida 6.6 com 30% de fibra de vidro, que é o nylon”, afirma Rene Bourquim Galves, Diretor da Royalstar.
Além disso, o executivo fala sobre a importância das treliças para a peça (A). “As treliças projetadas na bieleta são baseadas nos requisitos que ela precisa atender nas piores condições de operação do veículo. Esse desenho segue a norma NBR, garantindo a força de contração quando o carro impacta um buraco e a tração quando ele sai do buraco, por exemplo. Isso confere a mesma performance da bieleta de metal. Já rigidez foi projetada para absorver impactos e conta com um torque entre 1,5 Nm e 3 Nm na haste de metal do pino esférico (B). A peça possui molibdênio e borracha para garantir estanqueidade e evitar a entrada de água. A bieleta não deve ser inquebrável; o objetivo é que ela se quebre em casos extremos, funcionando como um fusível, protegendo a barra estabilizadora e outros componentes da suspensão”, destacou Galves.
Função da Bieleta
Controle da Inclinação da Carroceria: Quando um veículo faz uma curva, a bieleta ajuda a distribuir a força da suspensão de maneira mais uniforme, minimizando a inclinação da carroceria e melhorando a aderência dos pneus.
Estabilidade: Ela contribui para a estabilidade do veículo ao reduzir a tendência de rolamento excessivo, o que pode afetar o comportamento do carro e a segurança.
Manutenção
É crucial manter as bieletas em bom estado, pois desgastes ou falhas podem comprometer a estabilidade do veículo e afetar a dirigibilidade. Verificar e substituir bieletas desgastadas faz parte da manutenção regular do carro.
Em vista disso, antes de apresentarmos o passo a passo para a troca da bieleta do Volkswagen Virtus, o professor e consultor da Revista O Mecânico, Ulisses Miguel, compartilha uma importante técnica para verificar o estado desse componente: “Se a bieleta estiver com meia vida, o ideal é retirá-la para uma verificação manual, já que o teste com a alavanca pode não ser tão preciso”, informou.
Desmontagem
1) Retire a roda do veículo.
2) Faça um teste com uma haste de metal para checar a folga nos pinos esféricos.
3) Remova o primeiro parafuso que faz a ligação com a barra estabilizadora, utilizando uma Torx 30 e uma chave estrela de 16 mm.
4) Remova o parafuso que conecta à torre do amortecedor usando as mesmas chaves.
5) Com a bieleta em mãos, faça a verificação manual do pino esférico e da coifa para verificar se há vazamentos.
Montagem
6) Para montar, coloque a bieleta na mesma posição do pino anterior para evitar que o componente entre em contato com o para-lama. A montagem é feita na ordem inversa, utilizando as mesmas chaves. É importante aplicar o torque recomendado pelo fabricante da peça: 35 Nm para M10 e 80 Nm para M12. (6a e 6b)
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