segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Problemas na bomba de vácuo? Saiba como identificar

Pedal de freio duro, falta de potência do motor e falha de ignição são alguns fatores

Veículos são compostos por diferentes sistemas e sem dúvida um dos pontos vitais estão nos freios. Os veículos usam diferentes sistemas e soluções baseados no conceito de pressão a vácuo para o funcionamento de alguns componentes no conjunto do freio. As falhas nesse sistema podem ser identificadas de diferentes formas.

Uma delas é quando a potência de frenagem não corresponde ao pressionar repetidamente o pedal de freio, ou quando o pedal se torna “duro”. Outros sintomas são, ruído de “serra” quando o motor está em funcionamento, fumaça preta, falta de potência do motor e falha de ignição do motor.

A falta de pressão de vácuo pode causar esses problemas. Com isso, um dos componentes que pode estar atrelado a esses sintomas é a bomba de vácuo desgastada, não conseguindo fornecer pressão suficiente pra o sistema.

Aproximadamente, as bombas de vácuo geram pressão de 0,7 a 0,9 bar. Além dos valores de pressão, outro fator importante é o tempo em que a pressão necessária é regenerada, após a frenagem.

Óleo lubrificante

Fator importante que influência no desgaste da bomba de vácuo é o óleo lubrificante. Insuficiência de óleo é uma das causas mais comuns para o desgaste do componente, segundo a Motorservice.

Bombas modernas necessitam de 30 a 60 litros de óleo por hora para funcionamento sem avarias, em caso de falta desse volume, fugas internas podem ocorrer, não conseguindo alcançar a pressão máxima ou até levando mais tempo do que o normal para atingi-la.

O óleo lubrificante é frequentemente fornecido através de dutos no cabeçote ou no comando de válvulas. Mas quando o mesmo está usado ou impuro contém resíduos provenientes da abrasão mecânica do motor ou partículas de fuligem dos gases de escape, podendo bloquear os dutos ou provocar desgaste prematuro na bomba de vácuo.

Como substituir a bomba de vácuo?

Uma das recomendações da Motorservice, em caso de substituição da bomba de vácuo, é verificar sempre se os dutos de óleo estão desobstruídos. Para evitar a entrada de resíduos no óleo e no sistema de vácuo as superfícies de montagem devem estar limpas e livres de vestígios de juntas antigas. É importante também verificar o tipo de motor e possíveis diferenciações por número de chassi, código de identificação do motor e ano do modelo, pois, apesar de algumas peças serem semelhantes, podem ter dutos em posições diferentes.

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