quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Como é o processo de reciclagem do óleo lubrificante

óleo lubrificante

No Brasil, somente 24% do óleo lubrificante de automóveis é reciclado. Essa técnica de reciclagem, chamada rerrefino, permite que o óleo lubrificante usado ou contaminado (conhecido como oluc) seja usado novamente como matéria-prima. Por outro lado, se form mal administrado, o óleo torna-se um resíduo perigoso que pode causar danos à saúde e ao meio ambiente.

O Grupo Stéfani Ribeirão Diesel, por exemplo, encaminha para o rerrefino, por ano, 115 mil litros de óleo lubrificante. Segundo a responsável pela área ambiental do Grupo Stéfani Ribeirão Diesel, Edvania Paula Ferreira Jorge, o produto é encaminhado para o Estado do Rio de Janeiro para adição dos aditivos e, então, volta ao comércio. O processo evita que este resíduo perigoso seja descartado no meio ambiente, com a certeza que o óleo rerrefinado segue o caminho da sustentabilidade.

 

Afinal, como é o processo de reciclagem do óleo lubrificante?

 
O processo é realizado nas próprias refinarias, onde são removidas as impurezas químicas, sujeira e metais pesados. Em seguida, são realizados testes para determinar a adequação da desidratação, retirando a água que será tratada.

O combustível então é separado do óleo, sendo destilado para a remoção do corte lubrificante. Ele será reaproveitado, passando por um processo químico de estabilização.

Após o processo, a qualidade e pureza são testados. Se o produto for aprovado, será destinado à venda. O descarte correto e a reutilização dos óleos lubrificantes se tornaram obrigatórios a partir da Lei Federal nº 9.605 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), de 12 de fevereiro de 1998.



Como é o processo de reciclagem do óleo lubrificante Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário