Campanhas de marketing caras, estratégias de vendas inovadoras, networking extenso e trabalho de mídia social. Você pode fazer tudo para promover sua loja online e produtos, mas por uma razão ou outra, as vendas podem não estar crescendo.
Há um aspecto importante que os proprietários de empresas de varejo frequentemente esquecem, que é a coleta de revisões de productos. De acordo com estudos, 70% dos compradores online verificam o que outros clientes têm a dizer sobre um produto antes de fazer a compra.
Isso significa que encher sua loja com produtos valiosos por preços justos não é suficiente. Os clientes de hoje querem ser capazes de ver se outras pessoas estão comprando seus produtos e interagindo com eles por meio de revisões, tanto boas quanto ruins.
A importância das revisões de produtos nas compras online
Compradores on-line experientes estão desconfiados de golpes on-line. Todos nós já ouvimos a história de alguém sendo queimado por uma loja online – remessa que demorou uma eternidade, produtos falsificados, atendimento ao cliente horrível são apenas algumas das outras dezenas de experiências terríveis.
Uma lacuna que você deve tentar preencher ao administrar uma loja online é provar aos clientes inseguros que seu site é uma loja próspera em que as pessoas podem confiar.
Ler revisões de produtos diminui as incertezas do cliente de várias maneiras. Mas caso você não esteja convencido, aqui estão alguns motivos pelos quais ter mais revisões de produtos em sua loja é bom para o seu negócio.
1. Revisões ajudam a construir confiança para seus produtos
Como uma loja nova ou relativamente desconhecida, seu maior obstáculo é provar que seus produtos são excelentes e algo de que as pessoas precisam. Mas como você se destaca no mar de lojas que já existem, principalmente quando elas têm um histórico de atendimento comprovado e profissional?
Vamos enfrentá-lo, ter fotos detalhadas de produtos e descrições divertidas só pode fazer muito. Os consumidores de hoje são espertos o suficiente para saber que qualquer coisa pode ser falsificada se você tentar o suficiente.
Revisões reais de produtos, por outro lado, fornecem aos clientes inseguros uma visão imparcial da qualidade de seus produtos e da experiência geral de compra em sua loja.
Eles também oferecem o ponto de vista do estranho que os compradores de primeira viagem não têm – eles descrevem seu produto de maneiras que você, como dono de uma loja, nunca pensou.
E não se preocupe com a negatividade – contanto que a maioria das suas revisões seja positiva, a negatividade só acrescentará mais informações do que qualquer outra coisa.
Na verdade, mais de 80% dos compradores online procuram especificamente por revisões negativas. E se um produto tiver apenas 5 estrelas, é menos provável que comprem do que aqueles com 4 estrelas.
2. Revisões adicionam prova social
É fácil entender mal o propósito das análises de produtos de sua loja. Você pode estar supondo que os compradores desejam revisões porque isso lhes dá garantia sobre um determinado produto.
Embora isso possa ser verdade para lojas conhecidas e confiáveis como a Amazon, é menos verdade para lojas menores de comércio eletrônico. Por quê? Porque as pessoas precisam confiar não apenas em seus produtos, mas em seu negócio como um todo.
De acordo com os profissionais de marketing, quase 70% dos clientes desejam ler pelo menos 6 revisões antes de sentirem que um site é confiável.
As pessoas querem saber que existe uma comunidade movimentada de compradores on-line ao seu redor antes de dar o dinheiro à sua loja.
3. As revisões oferecem a oportunidade de expressar sua marca
Como dissemos acima, as revisões negativas dos clientes nem sempre são ruins. Se suas revisões são em sua maioria positivas, as negativas tendem a gerar mais confiança do que a destruir.
As pessoas gostam de ver evidências claras de que você não esconde o feedback ruim ou não enche sua página com revisões pagas de 5 estrelas. Contanto que a causa da crítica negativa não seja muito alarmante, ela deve ser útil no longo prazo.
Revisões negativas também oferecem outra oportunidade de comunicar os valores de sua marca e mostrar seu lado humano. Estudos mostram que 70% do feedback negativo ocorre simplesmente porque os consumidores desejam obter uma resposta.
A mesquinhez de uma crítica negativa tem menos a ver com prejudicar sua marca, mas mais com fazer as coisas certas. Os consumidores estão oferecendo a você uma oportunidade pública de resolver qualquer que seja o problema. Pense em todas as vezes que você quis deixar um comentário negativo.
Não é porque você tem uma vingança contra uma determinada marca ou loja. Na maioria das vezes, é apenas porque você deseja obter o serviço ou produto que realmente esperava.
O problema, porém, é que as lojas nem sempre capitalizam essa oportunidade. Apenas 38% das revisões negativas realmente recebem uma resposta.
Pode ser fácil chegar à conclusão de que ignorar o problema de uma revisões negativa apenas fará com que ela desapareça. Mas os futuros clientes verão isso e sua falta de resposta fará com que você pareça ainda mais culpado.
Se você puder ser uma das poucas lojas que responde a todos os comentários negativos, você se verá ganhando pontos de confiança com esse cliente específico e com outras pessoas que verão a interação.
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