quinta-feira, 8 de outubro de 2020

ZF reúne dicas sobre manuseio e montagem de direção eletroassistida

direção eletroassistida ZF

Empresa alerta para os cuidados e os riscos, visto que a correção de uma falha no sistema pode variar de um reset dos parâmetros até a troca do conjunto do EPSC

 

A ZF Aftermarket fornece algumas dicas para ajudar os mecânicos quanto ao manuseio e montagem de direção eletricamente assistida na coluna, mecanismo assistido por um motor elétrico que oferece vantagens em relação ao mecanismo de direção hidráulica. Os benefícios incluem economia de energia, redução de peso, menores consumo de combustível e emissão de gases poluentes e redução nos custos de manutenção quando comparado a outros sistemas.

Segundo a empresa, o sistema Electric Powered Steering Column (EPSC) é o mais utilizado atualmente, com assistência na coluna e arquitetura adaptável para atender uma variedade de veículos, de utilitários a carros de passeio. Ele consiste no uso de direção mecânica com assistência por um motor elétrico instalado na coluna de direção. O torque então exercido no volante do veículo é transmitido para uma ECU (Eletronic Control Unit) por meio de sensores de ângulo, permitindo identificar a movimentação do veículo e determinar o nível de assistência necessária.

“A ZF Aftermarket não recomenda qualquer tipo de intervenção ou manutenção nos sistemas eletrônicos de controle (ECU) ou na coluna do EPSC, sob risco de comprometer a segurança do condutor, assim como a realização de programações na ECU, comprometendo a integridade dos seus dados (Cyber Security)”, afirma Tales Miranda, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Produtos.

No caso de acender a luz de advertência no painel, a solução pode ir desde um simples reset nos parâmetros até a troca do conjunto completo do EPSC. Por isso, a ZF Aftermarket recomenda a sua troca, visto que uma intervenção incorreta na coluna do sistema pode causar o comprometimento parcial ou total. Da mesma forma, não é indicado utilizar o conjunto EPSC de carros usados ou batidos – tanto que itens da coluna são proibidos de serem comercializados pela Lei dos Desmanches do Estado de São Paulo.

A empresa destaca que é necessário ter cuidado com o airbag ao remover a caixa de direção do veículo, adotando ações como: centralização do volante e da caixa de direção, travamento do volante, retirada da chave do contato e desconexão do polo negativo da bateria. Além disso, é importante aguardar a descarga da eletricidade armazenada no módulo do sistema. “O tempo adequado para o processo de descarga deve ser verificado no manual de cada veículo”, completa Miranda.

Depois da montagem da coluna do sistema EPSC, a ZF alerta que é preciso usar um scanner de diagnóstico para realizar a parametrização na ECU, como calibração do sensor de ângulo de direção, definição da posição absoluta da direção (Set absolute steering position – ASP) e programação do número de chassis (VIN programming).

“É importante lembrar que também é necessário realizar a parametrização do sistema quando houver qualquer alteração no alinhamento e geometria das rodas ou manutenção na suspensão do veículo. A bateria nunca pode ser desconectada enquanto o sistema de direção estiver ativo, pois há o risco de perder os parâmetros, sendo necessário realizar novo procedimento”, diz Tales.

Confira a seguir as principais dicas:

 

Manuseio do sistema EPSC

Recomendações: 

  • Nunca carregar a coluna de direção eletricamente assistida segurando pela ECU, eixo cardan, alavanca ou cabos
  • Mover e segurar a coluna de direção com as duas mãos, uma na parte superior da coluna e outra na caixa de redução

Riscos: 

  • Danos invisíveis resultam em falhas mecânicas e elétricas prematuras associadas a ruídos, folgas, pane elétrica, perda de assistência e perda de dirigibilidade

Montagem

Recomendações: 

  • Não retrabalhar a coluna de direção eletricamente assistida

Riscos:

  • Alteração do correto funcionamento do EPSC e alteração do nível de segurança na condução do veículo

 

Recomendações: 

  • Não modificar o torque da porca de ajuste da alavanca

Riscos:

  • Alteração do nível de segurança em caso de colisão
  • Esforço baixo/excessivo de ajuste de altura da coluna

 

Recomendações: 

  • Não modificar o torque do parafuso da arruela guia de colapso

Riscos:

  • Ruído e folga
  • Alteração do nível de segurança em caso de colisão
  • Quebra ou deformação do parafuso

 

Recomendações: 

  • Não arranhar ou remover o tratamento superficial do tubo interno da coluna de direção

Riscos:

  • Degradar absorção de energia durante impacto
  • Elevar o esforço de ajuste, em colunas com ajuste de profundidade

 

Recomendações: 

  • Não expor a coluna de direção eletricamente assistida a ambientes excessivamente úmidos (chuvas/enchentes)
  • Não limpar a coluna de direção utilizando jato d’água, solventes, desengraxantes ou qualquer produto químico não autorizado

Riscos:

  • Perda de assistência
  • Risco de oxidação e danos elétricos

 

Recomendações: 

  • Não conectar a coluna de direção eletricamente assistida à bateria ou fonte de tensão fora do veículo antes da montagem

Riscos:

  • Danificar componentes eletrônicos, resultando em pane elétrica, perda de assistência e falhas na programação da ECU
  • Desconfigurar ou corromper a memória

 

Recomendações: 

  • Não utilizar conectores e chicotes que não sejam originais

Riscos:

  • Danificar componentes eletrônicos
  • Risco de curto circuito ou circuito aberto
  • Descarga elétrica

 

Recomendações: 

  • Não tocar nos pinos dos conectores da ECU

Riscos: 

  • Danificar componentes eletrônicos com descarga eletrostática

O post ZF reúne dicas sobre manuseio e montagem de direção eletroassistida apareceu primeiro em Revista O Mecânico.


ZF reúne dicas sobre manuseio e montagem de direção eletroassistida Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário