Faça as contas: nos últimos tempos, quantas empresas que você conhece ganharam má reputação nas redes sociais?
E quantas sofreram com essa má reputação a ponto de ter de mudar o posicionamento ou simplesmente sumir do mercado?
Isso acontece com frequência no mundo hiperconectado em que vivemos. Uma pisada em falso e lá se vão anos e anos de trabalho.
Para não deixar isso acontecer, empresas e figuras públicas precisam investir em relacionamento, em cativar o público alvo e manter-se coerente com sua missão.
É aí que entra o profissional de Relações Públicas, também conhecido como RP!
A atividade tem crescido exponencialmente nos últimos anos, e os cursos que formam RPs também – inclusive a distância.
Interessante, não é?
A seguir, conheça tudo sobre a faculdade de Relações Públicas EAD!
A faculdade de Relações Públicas
Relações Públicas trata das estratégias de comunicação utilizadas na construção de relacionamentos entre as organizações ou pessoas e seu público.
Em outras palavras, tem tudo a ver com construir uma reputação e como usá-la para aumentar vendas, atrair novos clientes e fidelizar os mais antigos.
Afinal, quem sobrevive no mercado por muito tempo sem um bom nome?
O curso ensina os estudantes a entender o que aproxima uma organização de seu público: a imagem, o tom da comunicação, os agentes internos e externos, a carteira de clientes, o posicionamento, os produtos e serviços.
É nesse processo que o futuro RP vai desenvolvendo jogo de cintura para lidar com pessoas diferentes, a ser organizado, saber se posicionar e explorar as potencialidades dos canais de comunicação, lidar com crises, desenvolver estratégias, estudar os mercados e os públicos-alvo, minimizar erros.
Outra faceta interessante do curso é a realização de eventos e cerimoniais, uma das atividades mais fortes na área de RP e que emprega uma boa quantidade de profissionais.
Para dar conta de tanta atribuição, os cursos promovem uma dinâmica interessante, com visitas a empresas, conversas com profissionais reconhecidos no mercado e estudos de caso.
Mas como é estudar Relações Públicas a distância? Será que é muito diferente?
Vamos ver no próximo tópico!
Como estudar Relações Públicas EAD
O Brasil tem centenas de faculdades de Relações Públicas, mas pouco mais de uma dezena na modalidade EAD.
O curso é um bacharelado e tem quatro anos de duração.
No curso de Relações Públicas EAD os alunos veem exatamente o mesmo conteúdo do curso presencial. O que muda é a dinâmica de ensino.
Aqui, boa parte das aulas são apresentadas em vídeo e o material didático é todo digital: livros, apostilas, gráficos, animações, estudos de caso, etc.
Os alunos têm a possiblidade de estudar a qualquer hora, de qualquer local, mas contam a todo momento com o apoio de professores e tutores on-line.
Ainda que seja EAD, os encontros presenciais são obrigatórios. Há faculdades que têm mais, outras que têm menos. Vai do gosto do estudante. Os dois modelos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
Nos encontros presenciais acontecem atividades práticas, provas, debates, apresentação de trabalhos, dinâmicas em grupo.
Os formados em Relações Públicas EAD saem da faculdade aptos a trabalhar como assessores de comunicação, promotores de eventos, pesquisares de mercado, gerentes de relacionamento com o cliente e assessores de políticos e celebridades.
As oportunidades estão abertas em agências de comunicação, em grandes empresas, em consultorias e até no serviço público.
O que se estuda em Relações Públicas EAD
Geralmente os cursos de Relações Públicas EAD têm uma grade curricular bastante direcionada à atividade prática profissional.
Há muito o que aprender em apenas quatro anos.
Dê uma olhada em algumas disciplinas tradicionais do curso:
- Opinião pública
- Teorias da comunicação
- Relações públicas
- Princípios de Administração e Marketing
- Comunicação comunitária e terceiro setor
- Comunicação dirigida sonora
- Ética e legislação em comunicação e Relações Públicas
- Pesquisa em Relações Públicas
- Empreendedorismo
- Gestão estratégica de negócios
- Técnicas de relacionamento com o cliente
- Relações públicas e comunicação digital
- Hierarquia e gerenciamento de marcas
- Assessoramento de eventos
- Planejamento estratégico em relações públicas
- Governança corporativa
- Ouvidoria e processos de atendimento
- Mídia advocacy
- Estratégia de relacionamento com stakeholders
- Relações públicas em gestão de crise
- Relações públicas governamentais
- Relações públicas internacionais
- Mensuração de resultados em relações públicas
- Gestão das relações públicas e redes sociais
- Comunicação organizacional
Os estágios curriculares são obrigatórios, mesmo no curso a distância, e devem ser feitos presencialmente.
Quanto custa estudar Relações Públicas EAD
Investir num curso EAD é uma boa para quem precisa economizar e, ao mesmo tempo, não abre mão da qualidade de ensino.
Nas faculdades que oferecem Relações Públicas a distância (conheça algumas no próximo tópico) as mensalidades começam em R$ 320, aproximadamente, e dificilmente ultrapassam os R$ 450 mensais.
É um valor bem interessante, considerando que nas presenciais os valores sobem para R$ 1.200, em média, e chegam a superar os R$ 2.000 por mês!
Onde encontrar uma boa faculdade de Relações Públicas EAD
O Ministério da Educação contabiliza, atualmente, 13 faculdades de Relações Públicas EAD em atividade.
Embora pareça pouco (no presencial são mais de 100), lembre-se que cada uma das faculdades possui uma quantidade absurda de polos de apoio espalhados pelo país, o que faz com que o curso seja encontrado com facilidade.
Das faculdades que têm Relações Públicas na modalidade EAD, a gente destaca duas: a Cruzeiro do Sul Virtual (a distância) e a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), pela reputação no mercado, valores acessíveis da mensalidades e enorme quantidade de polos pelo Brasil.
Veja também:
Descubra quanto custa uma faculdade de Jornalismo
Gostou de Relações Públicas EAD? Conte para a gente nos comentários!
Conheça tudo sobre a faculdade de Relações Públicas EAD Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário