sexta-feira, 16 de outubro de 2020

5 pontos para ficar atento antes de negociar a compra de uma empresa

Atualmente, não é raro se ver na posição de precisar negociar a compra de uma empresa. Adquirir um outro negócio para compor o portfólio da sua marca pode ser essencial para aumentar a sua amplitude ou gerar vantagem competitiva.

Para isso, no entanto, é importante que você tenha uma série de conhecimentos de modo a não errar na hora de fazer o valuation de empresas que possam a ser compradas pela sua marca. Dessa forma, você pode atuar de forma mais cirúrgica no mercado, evitando desperdiçar dinheiro com quem não oferece valor para você.

Quer aprender como negociar a compra de uma empresa da maneira certa? Então confira essas 5 pontos antes de sentar na mesa de negociação!

1. Antes de negociar a compra de uma empresa, veja o que ela oferece a você

É importante que a compra de uma empresa seja feita de maneira estratégia. Não vale muito a pena fazer a aquisição de novos negócios apenas “porque sim”. Na verdade, é claro que há algo a se ganhar. Suponha, por exemplo, que você tenha uma empresa de computação, mas queira comprar um negócio de distribuição de bebidas. Não há relação entre elas e, claro, se a empresa de bebidas for lucrativa, você ganhará lucro também.

No entanto, o verdadeiro ganho em comprar uma empresa é os benefícios e o aumento de profundidade que ela pode oferecer ao seu negócio atual. Afinal, algumas empresas podem compartilhar conhecimentos, reduzir os seus custos ou ampliar sua oferta de serviços.

Por exemplo, veja o recente caso da compra da Easynvest pelo Nubank. A startup financeira já se destaca no mercado por oferecer uma conta corrente com rendimento para quem deixa o dinheiro lá, além de um cartão de crédito e débito sem anuidade.

No entanto, o Nubank não oferecia grandes opções de investimentos para os usuários. Agora que tem toda a plataforma da Easynvest, seus produtos e know-how, vai poder oferecer esse serviço.

Dessa forma, o Nubank passa a ter mais valor para os seus clientes, uma vez que a compra foi estratégica. Esse deve ser o principal elemento percebido na hora de avaliar o valor de uma empresa para você.

2. Estude bem os números da empresa que pretende comprar

O segundo principal fator devem ser os números da empresa. Aqui, é importante fugir do óbvio de que um negócio no vermelho é uma má empresa para ser comprada. No geral, sim. Mas nem sempre é assim.

Às vezes, a empresa está no vermelho por causa de uma má gestão. O seu know-how e sua expertise podem mudar a situação e torná-la lucrativa. Esse tipo de negócio, aliás, é o melhor para você fazer: afinal, uma empresa no vermelho estará desvalorizada e passará a ter um valor muito maior depois que colocá-la no eixo.

3. Não acredite no hype das notícias de jornal

Um erro muito fácil ao se fazer valuation de empresas é acreditar no hype das matérias jornalísticas, especialmente aquelas de assessoria de imprensa. Quem cometeu esse erro foi o pessoal que participou do IPO do WeWork, uma das maiores startups de coworking do mundo. Não foi à toa que o IPO da startup foi um dos maiores fracassos recentes.

No entanto, muitas pessoas foram levadas a crer de que o modelo de negócios do WeWork era sustentável e inovador por causa das notícias de jornal. Portanto, é importante fazer a sua própria análise fundamentalista, olhar os papéis da empresa, ver os seus resultados e só então decidir ou não comprá-la.

4. Sente-se na mesa sabendo o que você quer e pode oferecer

Depois que você decidiu que vai comprar uma empresa, é hora de cuidar para que a negociação seja a melhor possível. Nesse caso, é essencial se preparar bem e só sentar para negociar a compra de uma empresa sabendo o que você pode oferecer.

Isso é importante pois, em uma negociação, é possível acabar por oferecer algo que pode ser mais do que o que você poderia pagar. Na prática, isso pode colocar você e seus outros negócios em dívida, o que pode gerar um efeito negativo muito complicado.

5. Revise o acordo com algum colega empreendedor de confiança

Antes de fechar o acordo com a empresa que será comprada, peça a um colega empreendedor que revise todo o combinado com você. Caso você não conheça alguém assim, talvez o seu contador de confiança possa fazer essa avaliação.

Isso é importante pois garante que você não estará negligenciando algum ponto importante na sua visão. Isso gera uma camada extra de segurança para você.

Esses 5 pontos ajudarão você a sentar em uma mesa pronto para negociar a compra de uma empresa. Ao seguir essa estrutura, você conseguirá ter uma taxa muito maior de acertos nesse tipo de estratégia e poderá levar a sua própria companhia para um patamar muito mais elevado.

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