Falken trabalha em um pneu que consegue aproveitar a eletricidade estática criada pela rotação do mesmo em parceria com uma universidade no Japão
A Falken, uma empresa do grupo Sumitomo Rubber, está trabalhando em um pneu que é capaz de gerar eletricidade a partir da rotação do pneu para alimentar um monitor de pressão, por exemplo, ou qualquer outro sensor periférico sem depender de baterias.
O projeto, criado em parceria com o professor Hiroshi Tani da Universidade de Kansai, no Japão, não precisa de bateria. Batizado de Energy Harvester, esse sistema adota um pequeno coletor de energia incorporado à carcaça interna do pneu, com duas camadas que entram em contato conforme o pneu se deforma no movimento de rotação. Assim, ele é capaz de aproveitar a eletricidade estática proveniente desse movimento friccional para gerar energia conforme o pneu gira. Esse energia então pode ser direcionada para alimentar um sensor.
A empresa explica que o movimento giratório do pneu ao rodar cria uma pequena voltagem. A uma velocidade de 50 km/h, por exemplo, o sistema produz mais de 800 microwatts de potência, o que é suficiente para ativar um sensor externo e obter uma transmissão Bluetooth Low Energy (BLE) contínua.
Essa tecnologia pode ser usada também para medir o desgaste dos pneus, calculando a área de contato e as rotações das rodas. Com base nas mudanças de amplitude induzidas pela rotação do pneu, é possível obter dados para determinar o desgaste do pneu.
O objetivo é que essa tecnologia possa ser usada em aplicações práticas, como fonte de energia para sensores usados em TPMS (Tire Pressure Monitoring System) e outros dispositivos automotivos, sem a necessidade de baterias.
The post Falken trabalha em pneu capaz de gerar eletricidade appeared first on Revista O Mecânico.
Falken trabalha em pneu capaz de gerar eletricidade Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário