quinta-feira, 26 de maio de 2022

Troca do amortecedor dianteiro do Corolla XEI 2020

Troca do amortecedor dianteiro do Toyota Corolla XEI 2020

Veja como realizar o procedimento de troca do amortecedor dianteiro na nova geração do sedã Corolla

 

A estabilidade do veículo e o conforto dos passageiros é algo pensado pelas montadoras no desenvolvimento de seus projetos, e um componente importante para que isto ocorra de maneira harmônica são os amortecedores. Tanto para garantir que as rodas estejam sempre em contato com o solo quanto para segurança do condutor e passageiros do veículo. Por isso, trazemos a seguir o passo a passo da substituição do amortecedor dianteiro em um Corolla.

A inspeção e manutenção deste componente é importante para manter esses aspectos, principalmente se o veículo possuir alta quilometragem. O Toyota Corolla XEI, de 2020, analisado nesta matéria, é da 12ª geração e possuía 110 mil km rodados ainda com os amortecedores originais. Por ser um veículo com rodagem predominante em estrada, o proprietário não se queixava de ruídos ou problemas de dirigibilidade.

A mola é o elemento que sustenta toda a chamada massa suspensa do sistema de suspensão. Já ao amortecedor cabe controlar a velocidade e as amplitudes das oscilações do conjunto (amortecimento). Ambos trabalham em conjunto (paralelo). Logo, nas trocas de amortecedores é recomendável a troca preventiva das molas, a fim de não sobrecarregar o amortecedor. É importante nos veículos de alta quilometragem, na impossibilidade de medição do coeficiente elástico das molas, a medição da altura livre das mesmas.

Troca do amortecedor dianteiro do Toyota Corolla XEI 2020

No momento da inspeção, é importante o mecânico atentar-se aos demais componentes de desgaste do da suspensão, como o batente, a coifa, isolador de mola, e a própria mola. Na torre do amortecedor dianteiro, as molas não apresentaram nenhuma oxidação, rachaduras ou marcações entre elos.

A Nakata entende que, nesta situação, é permitido a reutilização das molas na primeira troca dos amortecedores e sua substituição na segunda troca de amortecedores. Conforme o assistente técnico da Nakata, Thaynan Bocchi, aponta: “O que se entende, é que um veículo com alta quilometragem e fazendo uma segunda substituição de amortecedor, é necessário também a substituição da mola. Como este ainda está na primeira troca, será conversado com o proprietário e também o acompanhamento de como o carro irá se comportar.”.

A Toyota recomenda a inspeção das juntas esféricas da suspensão e coifas a cada 20 mil km e a inspeção dos amortecedores a cada 10 mil km em uso normal. A rodagem em estradas irregulares é determinada como uso severo, reduzindo pela metade o período de inspeção das juntas esféricas e coifas para 10 mil km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro. A troca dos componentes é feita quando necessário.

Os demais itens apresentavam boa integridade, característica proveniente de seu ambiente de rodagem. Mas vale atenção do mecânico sobre qualquer queixa do cliente referente à ruídos, vibrações, problemas na dirigibilidade do veículo, balanço excessivo nos momentos de frenagem, desgaste irregular dos pneus e até o vazamento de óleo do amortecedor. Todos são indícios que o componente pode ter chegado ao fim de sua vida útil.

Coxim dianteiro possui marcações que indicam a posição correta de montagem

 

Nesta 12ª geração do sedã, a Toyota atualizou a suspensão traseira, que utilizava eixo de torção. Agora o Corolla traz sistema multilink, totalmente independente. Uma das características da suspensão multilink é o alívio dos esforços exercidos sobre o amortecedor, molas e as barras estabilizadoras do veículo, garantindo uma melhoria na atuação dos componentes da suspensão, mais estabilidade ao veículo pela independência de movimento das rodas ao “ler” as curvas e imperfeições do piso, e proporcionando maior conforto aos passageiros.

A seguir, a reportagem abordará o procedimento de troca do amortecedor da suspensão dianteira. A Nakata ressalta que possui no mercado tanto os amortecedores dianteiros de código HG41420 (lado direito) e HG41421 (lado esquerdo), como o amortecedor para o conjunto da suspensão traseira com o código HG41422.

REMOÇÃO DO AMORTECEDOR

1) Com o auxílio de uma chave de fenda, retire as capas de proteção e em seguida, utilize uma chave L 14 mm para retirar os parafusos que prendem os limpadores. Após, retire os limpadores por completo.

Obs: Não esqueça de marcar a posição dos limpadores para que fiquem alinhados no momento da montagem.

Troca do amortecedor dianteiro do Toyota Corolla XEI 2020

2) Solte as 4 travas que prendem a churrasqueira e duas proteções laterais, próximas ao vidro, com uma chave de fenda.

3) Com cuidado, puxe a churrasqueira que é presa por travas próximas ao vidro e faça sua remoção.

4) Utilize uma chave combinada 14 mm e quebre o torque das três porcas de fixação do coxim superior. Não solte por completo.

Obs: Note que não há acesso à porca que prende o coxim a haste do amortecedor.

5) Com o carro erguido e o conjunto roda/pneu sacados, use uma chave de fenda para abrir a trava que prende o cabo do sensor do ABS.

6) Utilize uma chave L 14 mm ou uma combinada de mesma medida, e remova o parafuso que prende o suporte do cabo do ABS e o flexível de freio.

7) Para soltura da porca superior da bieleta, use uma chave allen 6 para travar o pino esférico e uma combinada 17 mm.

8) Para ter acesso à porca inferior da bieleta (8a), solte as travas de duplo diâmetro da capa protetora posicionando uma chave de fenda no diâmetro menor e empurre para cima (8b). Após a soltura de todas as travas superiores e inferiores, remova a capa por completo (8c).

Troca do amortecedor dianteiro do Toyota Corolla XEI 2020

9) Faça o mesmo processo que o passo nº 7 para retirar a porca inferior. Lembre-se, não utilize ferramentas pneumáticas, pois elas podem causar danos à “monoconcha” e ao pino esférico da bieleta. Desta forma, não permitindo a reutilização do componente.

Troca do amortecedor dianteiro do Toyota Corolla XEI 2020

10) Com um soquete 22 mm trave os parafusos superior e inferior. Utilize uma chave combinada 22 mm para remover as porcas que prendem os parafusos para fixar o amortecedor na manga de eixo. Não remova os parafusos, pois é necessário descer o veículo e apoiar o conjunto no cavalete, para que não fique pendurado após a remoção das fixações do coxim superior.

Troca do amortecedor dianteiro do Toyota Corolla XEI 2020

11) Após apoiar o conjunto no cavalete, retire os parafusos que fixam a manga de eixo ao amortecedor (11a). Solte as fixações superiores do coxim enquanto segura a torre de suspensão para evitar a sua queda (11b). Após, remova por completo do veículo.

Troca do amortecedor dianteiro do Toyota Corolla XEI 2020 Troca do amortecedor dianteiro do Toyota Corolla XEI 2020

NA BANCADA

12) Remova a trava que prende o cabo do sensor do ABS antes de prender a torre no suporte de bancada.

13) Com o amortecedor preso, faça uma análise do conjunto. Note que há posição de montagem. O coxim superior possui uma lingueta que deve estar alinhada com os furos de fixação da abraçadeira à manga de eixo (13a). Ou seja, virado para o lado da roda do veículo. O prato superior que possui rolamento interno também possui marcação, esta deve ficar voltada para o lado do motor (13b).

14) A montagem incorreta do coxim pode alterar a geometria do veículo. Perceba a diferença entre a imagem com a montagem incorreta (14a) e a correta (14b).

Troca do amortecedor dianteiro do Toyota Corolla XEI 2020

15) Utilize um compressor de molas para reter a tensão da mola helicoidal.

Troca do amortecedor dianteiro do Toyota Corolla XEI 2020

16) Remova a capa protetora da porca que prende o coxim superior à haste. Segure com uma das mãos o coxim superior e com auxílio de um soquete 19 mm quebre o torque da porca. Não há necessidade de uma chave allen para travar a haste e retirar a porca. Pois, a haste possui um chanfro e o próprio coxim faz o travamento da haste.

Troca do amortecedor dianteiro do Toyota Corolla XEI 2020

17) Note que abaixo da porca, existe um espaçador. Remova-o.

18) Remova o coxim (18a), solte a coifa que é presa por linguetas no rolamento do amortecedor. Retire a mola e o batente (18b). Analise as condições do amortecedor e dos componentes removidos. Verifique se apresentam sinais de desgaste. Note que além da lingueta de posição do rolamento, existe uma marcação indicativa para posicionamento do coxim (18c).

Obs: O amortecedor não apresentou nenhum problema mesmo possuindo 110 mil km rodados pelo veículo, porém, será efetuado a sua troca de forma preventiva e a substituição dos itens de desgaste, como coxim, batente, rolamento superior e coifa.

Troca do amortecedor dianteiro do Toyota Corolla XEI 2020

19) Posicione o novo amortecedor no suporte de bancada e efetue o procedimento de escorvamento. Esse processo é necessário para que o tubo interno seja totalmente preenchido com óleo. O processo deve ser realizado entre 4 e 5 vezes.

Obs: Mantenha o amortecedor na posição de trabalho (vertical) até a montagem no veículo, para que não haja perda de carga do tubo interno.

Troca do amortecedor dianteiro do Toyota Corolla XEI 2020

20) Monte o isolador de mola no prato inferior do amortecedor. Há existência de um pino para evitar que o isolador se movimente, indicando que há posição de montagem. O isolador de mola inferior possui encosto para encaixar o terminal do elo da mola.

Obs: Caso o isolador inferior não apresente rasgos, rompimento ou deterioração, ele pode ser reutilizado. Efetue a sua limpeza antes da montagem para que não haja contato dos novos componentes com impurezas.

21) Coloque o batente na haste com a parte cônica voltada para baixo e encaixe a coifa no rolamento (21a). Note que há duas chavetas, facilitando a montagem e o travamento das peças (21b). Insira o isolador de mola superior abaixo do rolamento (21c) e com o compressor de mola, comprima e monte a mola helicoidal no amortecedor.

22) Instale o conjunto coifa e rolamento no amortecedor. Lembre-se, para instalação do coxim existe posição de montagem correta com a face chanfrada da haste por meio das chavetas (22a). Atente-se às posições de montagem. As linguetas do rolamento devem estar alinhadas para o lado do motor (22b) e a lingueta existente no coxim, voltada para o lado da roda, conforme a marcação na parte superior do rolamento (22c). Insira o espaçador que foi reaproveitado e com um soquete 19 mm, aperte a porca da haste.

Troca do amortecedor dianteiro do Toyota Corolla XEI 2020

23) Verifique se o alinhamento do amortecedor está correto, antes de soltar as molas (23a). Após a soltura, note que as linguetas do rolamento ficam alinhadas com o ponto de encosto inferior da mola (23b). Aplique o torque final na porca da haste com o amortecedor ainda preso no suporte de bancada. Esse procedimento é necessário por causa da falta de acesso para aperto final com o amortecedor no veículo.

Troca do amortecedor dianteiro do Toyota Corolla XEI 2020

 

MONTAGEM DO AMORTECEDOR

24) Antes da instalação do amortecedor no carro, prenda a parte inferior da bieleta com o auxílio de uma chave allen 6 e uma combinada 17 mm.

Obs: Não esqueça de colocar a trava para o cabo do ABS na parte inferior do amortecedor, que foi retirada antes de montá-lo no suporte de bancada.

25) Inicie a instalação do amortecedor no veículo e execute o processo inverso da desmontagem, com os torques de aperto determinados pelo fabricante.

Troca do amortecedor dianteiro do Toyota Corolla XEI 2020

26) Após a instalação da torre do amortecedor no carro, apoie o veículo no chão e faça o aperto final das fixações superiores do amortecedor dianteiro.

 

  • Recomendação: Siga os torques de aperto conforme indicado pela montadora. Ao final do procedimento, faça a verificação do alinhamento e balanceamento das rodas

 

Mais informações – Nakata: (11) 99652-9762

 

Texto Vitor Lima
Fotos Fernando Lalli & Lucas Porto

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